Local

Juiz federal ordena retorno de deportadas em meio a voo

Um juiz federal ordenou na quinta-feira, 9, que uma mãe e filha imigrantes fossem levadas de volta aos Estados Unidos após ser informado durante uma audiência que o governo havia colocado as duas em um voo para serem deportadas. As duas estão entre 12 autores de um recurso apresentado pela American Civil Liberties Union (ACLU) contra alterações em políticas de asilo ordenadas pelo secretário de Justiça Jeff Sessions.

O juiz Emmet Sullivan, da corte distrital em Washington, ouvia um pedido para suspender as deportações quando a ACLU foi informada que dois deles já estavam em um voo para a América Central, informou o grupo de direitos civis. Ao ouvir a informação, Sullivan ordenou que o voo retornasse e sugeriu que Sessions poderia ser acusado de desobedecer o tribunal, de acordo com a ACLU.

Um porta-voz do Departamento de Justiça não respondeu imediatamente um pedido de comentário. Durante a audiência, o juiz ordenou um adiamento temporário na deportação das nove mulheres e três crianças que apresentaram o processo, de acordo com um documento judicial. O processo foi apresentado na terça-feira no distrito de Columbia pela ACLU.

O processo contesta uma recente intensifi cação dos padrões para buscar asilo nos Estados Unidos, que torna mais difícil que pessoas que fogem de violência doméstica ou de gangues consigam direito de permanecer nos EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads