INTERNACIONAL

Voltar

Temendo conflito Papa pede que Trump não reconheça Jerusalém como capital de Israel

- 06 de Dezembro por ANSA

ANSA - O papa Francisco pediu que o status quo de Jerusalém seja respeitado e que a "sabedoria e a prudência" possam prevalecer para evitar nos conflitos entre israelenses e palestinos.
O apelo do papa vem pouco antes de um anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde se espera que ele reconheça Jerusalém como a capital de Israel e transfira a embaixada americana de Tel-Aviv para lá. Francisco afirmou que está "profundamente preocupado" com os desenvolvimentos recentes e declarou que Jerusalém é um lugar único e sagrado para cristãos, muçulmanos e judeus e que tem uma "vocação especial para a paz".
Ele apelou que todos precisam respeitar o status quo da cidade, de acordo com as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). "Peço ao Senhor que a sua identidade seja preservada e fortalecida em benefício da Terra Santa, do Oriente Médio e do mundo inteiro e que a sabedoria e a prudência prevaleçam para que novos elementos de tensão sejam retirados de um sistema global já convulsionado por tantos conflitos cruéis", disse.
A voz do papa faz eco a de outros líderes estrangeiros. Nesta quarta-feira, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido Boris Johnson, expressou preocupação com os relatos de que Trump pode reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. "Esperamos para ver o que ele irá dizer exatamente, mas vemos as recentes reportagens com preocupação", comentou.
Na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quarta-feira em Bruxelas, Johnson comentou que Jerusalém "deveria fazer parte do acordo final entre os israelenses e os palestinos, um acordo negociado que queremos ver". Ele ainda disse que o Reino Unido não tem planos para mudar sua embaixada.
Já a Turquia, por meio do primeiro-ministro, Binali Yildirim, voltou a condenar o movimento, ao dizer que a ação dos EUA pode tornar os problemas da região "irreversíveis". 

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 17 de Julho - ESPORTES

Festa francesa após vitória na Copa acaba em tumulto e violência em Paris

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas, se concentrando na famosa avenida Champs-Élysées, para comemorar a vitória da seleção da França....


- 10 de Julho - IMIGRAÇÃO

Família de Anne Frank tentou fugir várias vezes para os EUA

Com a ascensão do nazismo na Europa, a família de Anne Frank tentou várias vezes imigrar para os Estados Unidos, mas viu seus esforços fracassarem...


- 09 de Julho - ESPORTES

Papa consola fiéis brasileiros após eliminação do Brasil na Copa

O papa, nascido em Buenos Aires e torcedor fanático do time San Lorenzo de Almagro, nunca escondeu sua paixão pelo futebol, mas não se sabe se ele...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !