LOCAL

Voltar

Trump usa termo chulo para se referir ao Haiti e países africanos

07:27AM - 12 de Janeiro por Js Edição

O presidente Donald Trump ficou frustrado com congressistas na quinta-feira, 11, quando eles propuseram o restabelecimento de proteções para imigrantes vindos de Haiti, El Salvador e países da África como parte da nova lei de imigração. “Por que estamos aceitando toda essa gente vinda dessas pocilgas aqui?”, perguntou o presidente, usando o termo chulo em inglês “shithole” para se referir aos países africanos e ao Haiti.

A conversa foi revelada pelo jornal The Washington Post, que se baseou nos relatos de duas pessoas que participaram da reunião. Depois do questionamento, Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam trazer mais pessoas de países como a Noruega, cujo primeiro-ministro fez uma visita à Casa Branca na última quarta-feira.

O tom e o vocabulário usados por Trump deixaram os congressistas surpreendidos, segundo os relatos. Em seguida, os senadores Lindsey Graham (republicano, Carolina do Sul) e Richard J. Durbin (democrata, Illinois) propuseram um corte de 50% no programa de vistos por loteria e a priorização dos países que já estavam incluídos no sistema.

Procurado pela CNN para comentar a reportagem, o porta-voz da Casa Branca, Raj Shah, não negou o comentário feito por Trump, mas afirmou em um comunicado que o presidente está “lutando por soluções permanentes que tornem os EUA mais fortes através da recepção daqueles que podem contribuir para a sociedade, fazer a economia crescer e assimilar a cultura da nossa grande nação”.

Em 2017, o governo Trump anunciou que encerraria o status de proteção temporário concedido aos haitianos em 2010, logo após o terremoto que assolou o país. Na última segunda, o Ministério de Segurança Doméstica anunciou que encerraria a mesma proteção concedida a cidadãos de El Salvador. No total, mais de 50 mil haitianos e 200 mil salvadorenhos seriam afetados pelas mudanças.

mais populares
edição online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- 21 de Junho - ESPORTES

Goleiro falha, Croácia vence e Argentina se complica

Argentina ficou mais distante das oitavas de final na tarde desta quinta-feira, 21. Mostrando uma equipe com os mesmo problemas da estreia, apesar...


- 21 de Junho - IMIGRAÇÃO

Detida, avó brasileira que emigrou com neto deficiente aos EUA pode ser separada definitivamente do jovem

Se ela for deportada, jovem com autismo e deficiência neurológica ficará sob cuidado do governo dos EUA pelo menos até os 21 anos. Segundo advogado,...


- 21 de Junho - BRASIL

'Viúva da Mega-Sena' é presa em Tanguá, Região Metropolitana do RJ

Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos do Rio de Janeiro prenderam, no final da tarde desta quarta-feira, 20,...


Guia Comercial

Os melhores negócios e empresas você só encontra aqui.

SAIBA MAIS
Anuncie grátis aqui !