Biden Mundo Novo Normal

Ainda há uma chance para os democratas manterem a maioria no congresso, mas isso depende deles

JSNEWS (JCEditores) – Os democratas ainda tem boas chances de manterem a maioria no congresso, e quem sabe até aumentar essa maioria, a menos que eles estraguem tudo. O caminho da recuperação começa com a aprovação do pacote de investimentos sociais, a lei de proteção infantil, reforma da imigração, dos cuidados de saúde, do clima, além da medida de infraestrutura que acaba de ser aprovada.

Em seguida, a ala esquerda do partido precisa reconhecer que o eleitor americano não estão ao lado deles em algumas de suas agendas, como retirar fundos da polícia ou abrir as fronteiras para quem quiser entrar nos Estados Unidos e nele permanecer como cidadão americano sem processos legais.

Se o projeto de lei de gastos sociais falhar, os democratas parecerão e então: Kevin McCarthy (R-Calif.) Poderia mudar para o gabinete da presidente da Câmara Nancy Pelosiescritório de (D-Calif.).

Se o projeto de lei de gastos sociais for bem sucedido, então haverá mais recursos para estradas, pontes e banda larga para áreas rurais; redução dos preços dos medicamentos prescritos e investimentos em energia limpa.

Os republicanos querem falar sobre o enorme tamanho dessas medidas e o aumento da inflação. Os democratas precisam enfatizar como os detalhes melhorariam a vida de muitos eleitores americanos – tanto o vermelho quanto o azul.

Isso contrasta com as situações em 1994 e 2010, os dois últimos semestres no início de uma presidência democrata; em ambos, os democratas foram derrotados. Paralelos já estão sendo traçados para 2022.

Mas em 1994, a principal iniciativa do presidente Clinton, reformar o sistema de saúde, foi rejeitada por um Congresso democrata; depois de ganhar o controle em Washington pela primeira vez em doze anos, os democratas pareciam não saber como fazer alguma coisa.

Em 2010, o Obamacare foi aprovado, mas os eleitores se preocuparam mais com o que poderiam perder do que com o que poderiam ganhar. Só anos depois é que o Affordable Health Care Act se tornou popular – contanto que você não o chamasse de “Obamacare”. Além disso, o resgate da crise financeira de 2009, que pode ter evitado uma depressão, foi visto mais como uma grande ajuda para os bancos.

Em ambas as eleições, a economia estava começando a se recuperar – mas a percepção dos eleitores ficou aquém da realidade.

A perspectiva para 2022 é de uma economia esta em alta pelo segundo ano consecutivo. A taxa de desemprego caiu para 4,6% e os salários aumentaram. A taxa de desemprego deve cair para menos de 4% em meados do ano que vem.

A inflação, com certeza, preocupa os eleitores. O problema será menor se o Goldman Sachs estiver certo e o ritmo da inflação no próximo ano cair continuamente para cerca de 2,5% na queda.

Na frente da pandemia, as notícias são encorajadoras: os números estão caindo, apesar de alguns resistentes irracionais ou politicamente motivados, as vacinas e os tratamentos disponíveis são abundantes. Alguns especialistas preveem que, no início do próximo ano, o COVID-19 se parecerá mais com a gripe do que com a provação pela qual sofremos por mais de um ano e meio.

No Congresso, ainda haverá negociações difíceis e delicadas entre as facções democratas sobre a inclusão da licença parental remunerada e da liberalização da imigração, ambas podem ser vítimas em uma versão final.

Pelosi, que trabalhou para conseguir a aprovação do projeto de infraestrutura descobrirá uma maneira de fazê-lo novamente, apesar de ter apenas uma margem de três votos.

O Líder democrata no senado Chuck Schumer (DN.Y.) terá que fechar um acordo com Joe Manchin (DW.Va.) para aceitar a maior parte de um projeto da Câmara – e ele terá que superar os esforços republicanos do Senado para desviar o projeto.

A esquerda democrata não pode permitir que o perfeito seja inimigo do bom. (Eu gostaria de ver uma política de imigração liberalizada, com um caminho claro para a cidadania e um tratamento melhor para aqueles que tentam entrar pela fronteira sul – mas a política é letal; os democratas precisam ter cuidado).

Alguns progressistas estão chateados porque o crédito tributário infantil, de até $ 3.600 por ano, é apenas temporariamente, ao invés de permanentemente. Mesmo que essa lei atual expire em alguns anos, ela voltara para o crédito de US $ 2.000, originalmente uma proposta republicana Trumpista.

Existem outros desafios urgentes que os democratas enfrentam.

Eles estarão em desvantagem real em alguns de estados que promulgaram medidas de supressão de eleitores, a menos que o Congresso aprove uma lei Federal de direitos de voto antes do Natal.
Eles também tem que responder a acusações sobre a teoria racial crítica que levou a perda do estado estado da Virginia na semana passada.

Deixe um comentário

WordPress Ads