Biden Imigração Mundo

Alejandro Mayorkas, Secretario de Segurança Interna dos USA, diz que “só o Congresso pode resolver a crise migratória”

JSNEWS – O secretário de Segurança Interna (Homeland Security – DHS), Alejandro Mayorkas, disse nessa quarta-feira,27, que a administração do presidente Joe Biden herdou um sistema de imigração sucateado e que “só o Congresso pode corrigi-lo”. 
A declaração de Mayorkas foi feita durante uma perante o Comitê de Apropriações da Câmara. Ele também admitiu que existe a administração Biden esta lidando com um numero sem precedentes de estrangeiros que procuram entrar nos Estados Unidos mas não disse quais os motivos aparentes que possam estar colaborando com esse aumento.

O representante, D-Calif., Lucille Royball Ayala, perguntou a Mayorkas sobre os planos para rescindir o Título 42 em 23 de maio.

Mayorkas admitiu que “um aumento significativo nas detenções de migrantes colocará sérias pressões em nosso sistema”, mas observou que eles abordarão isso “com sucesso”.
“Levará tempo e precisamos da colaboração do Congresso, autoridades estaduais e locais, organizações não governamentais e comunidades para conseguir isso”, acrescentou.

O governo Biden anunciou que em 23 de maio suspenderia o uso do Título 42, uma regra de saúde que seu antecessor Donald Trump recorreu há dois anos e pela qual cerca de 1,7 milhão de migrantes foram expulsos na fronteira sul.
No entanto, um juiz federal na Louisiana ordenou a suspensão temporária da decisão do governo e marcou uma audiência para 13 de maio para determinar se o Título 42 pode ser rescindido.

Antes de Mayorkas dar seu testemunho, 130 legisladores republicanos enviaram-lhe uma carta criticando “sua falha em proteger a fronteira e fazer cumprir as leis aprovadas pelo Congresso”, e questionando sua aptidão para o cargo.
Mayorkas argumentou que o DHS não tem controle sobre o Título 42, uma norma de saúde pública que é “jurisdição exclusiva” dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A remoção do Título 42 “baseia-se em sua avaliação pericial das necessidades de saúde pública”, disse Mayorkas. “Nossa responsabilidade no DHS é reforçar a autoridade do CDC em nossa fronteira”, acrescentou.

Deixe um comentário

WordPress Ads