Comunidade Local Novo Normal Saúde

Alerta para variante Omicron acelera terceira dose em Massachusetts

JSNEWS – O governador Charlie Baker (Republicano) se reuniu com autoridades federais na tarde desse domingo,28, para discutir a nova variante Omicron do coronavírus e as medidas de saúde que devem ser tomadas a esse respeito.

“Existem três grandes questões”, disse Baker, de acordo com GBH News . “O primeiro é a transmissibilidade em relação às variantes anteriores. O segundo é a natureza do impacto que tem nas pessoas infectadas, que é uma questão muito importante e difícil de saber imediatamente. A terceira, é quão eficazes são as vacinas disponíveis contra esta nova cepa? E essa pergunta, eu acho será respondida com relativa rapidez”.

O governador exortou as pessoas a serem vacinadas e pediu aos já vacinados que procurem a dose de reforço assim que fossem elegíveis.

(Foto: Ag. Brasil)

A variante Omicron foi descoberta pela primeira vez na África do Sul no início deste mês e foi declarada como uma “mutação preocupante” pela Organização Mundial de Saúde  – OMS , na sexta-feira, 26.
Se for demonstrado que é muito mais transmissível do que outras variantes ela pode ameaçar os esforços de recuperação da pandemia do estado.

No mês passado, o número médio diário de novos casos COVID-19 em Massachusetts aumentou cerca de 70%, a taxa de teste positivo do estado quase dobrou e o número médio de pacientes hospitalizados subiu em 40%.

O National Institutes of Health considera a vacina como a melhor opção para lidar com a disseminação da nova variante, razão pela qual a vacinação tem sido promovida em todos os Estados Unidos.

As doses de reforço foram aprovadas para todos os adultos de Massachusetts em meados de novembro, no entanto, os residentes relataram dificuldades em conseguir agendamento para vacinação.

Baker, que já agendou sua injeção de reforço na sexta-feira, 3 de dezembro, disse ao GBH News que os esforços de distribuição da vacina podem precisar ser expandidos.

“Vimos um aumento muito significativo desde que começamos a falar sobre reforços para todos com mais de 18 anos”, disse Baker, “e isso significa que podemos precisar melhorar nosso programa um pouco no que diz respeito ao alcance e distribuição.”

Mais de 4,8 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas em Massachusetts, e o estado está se aproximando rapidamente de um milhão de doses de reforço administradas, de acordo com dados do Departamento de Saúde.

Deixe um comentário

WordPress Ads