Mundo

Após sequestro de americanos, cartel mexicano deixa carta de desculpas e 5 membros algemados para a polícia: ‘Decidimos entregar envolvidos’

AP – Uma pessoa que afirma falar em nome do cartel mexicano que diz ser responsável pelo sequestro de quatro americanos, dois dos quais foram mortos, condenou o incidente, pediu desculpas às famílias das vítimas e disse que entregou às autoridades os membros do grupo que estavam envolvidos nesta quinta-feira (9).

Uma fotografia de cinco homens algemados e uma carta foram mostradas à agência de notícias Associated Press por uma autoridade policial do estado de Tamaulipas, no México.

Na carta manuscrita, um membro de uma facção do Cartel do Golfo denominada “Los Escorpiones” pediu desculpas aos moradores de Matamoros, à mulher mexicana morta no tiroteio e aos quatro americanos e suas famílias.

“Decidimos entregar os envolvidos e diretamente responsáveis pelos fatos, que em todos os momentos agiram sob sua própria determinação e indisciplina”, diz a carta.
Eles também acrescentaram que esses indivíduos eram contra as regras do cartel que, segundo eles, incluem respeitar “a vida e a integridade dos inocentes”.

O texto é escrito em letras angulares com a aparente intenção de não ser capaz de traçar seu autor.
É comum que os cartéis emitam declarações ou coloquem faixas em lugares visíveis para intimidar rivais e autoridades. Eles também usam esse recurso para divulgar informações e tentar aliviar a tensão que, como a atual, poderia afetar seus negócios, uma vez que atrai muita atenção e vigilância para a área.

As autoridades estaduais não confirmaram a detenção de mais suspeitos. Antes dessa declaração do cartel, apenas uma pessoa relacionada ao caso estava presa.

Em um comunicado, os promotores disseram que estão investigando uma clínica para onde os americanos foram levados para atendimento médico por seus captores, bem como a ambulância em que os estrangeiros foram levados.

Na sexta-feira passada (3), quatro cidadãos norte-americanos, três homens e uma mulher, atravessaram do Texas, nos EUA, para Matamoros, no México, para que um deles pudesse ser submetido a um procedimento de cirurgia estética. Por volta do meio-dia, eles foram baleados no centro de Matamoros e depois carregados em uma caminhonete.

As autoridades os localizaram na manhã de terça-feira (6) nos arredores da cidade. Dois dos americanos morreram, um ficou ferido e a mulher saiu ilesa.

Deixe um comentário

WordPress Ads