Comunidade EUA Internacional Local Mundo

Árvores “explodiram” devido ao frio extremo nos Estados Unidos

Da Redação – Em várias áreas do Nordeste dos Estados Unidos houve relatos de casos de árvores que ‘explodiram‘ por causa do frio. Isso ocorre quando a água armazenada na seiva congela, o que faz com que seu volume se expanda rapidamente e ao se partirem emitem um som semelhante a disparos de armas de fogo.

Este fenômeno ocorre quando as temperaturas caem bem abaixo de zero graus centigrados, especialmente quando isso ocorre rapidamente.

“Ouvi sons de tiros nas últimas oito horas e continuei andando pela casa tentando descobrir o que era! Estou em Vermont e tenho muitas árvores de bordo ao redor”, escreveu a usuária Sofia Fojo no Twitter.

O mesmo fenômeno também foi registrado nesse fim de semana em Princeton, no estado americano do Texas. Moradores daquela localidade disseram a rede de Tv local, a NBC DFW, ter sido acordado no meio da noite desse domingo com o que parecia ser disparos de arma de fogo no meio da noite. Quando ele e alguns vizinhos saíram para verificar o que estava acontecendo, viram árvores se partindo devido às baixas temperaturas.

Criositismo
Já no estado do Maine, no Nordeste, as temperaturas caíram tanto que os moradores relataram os chamados “crioses” ou “terremotos de geada”, um fenômeno semelhante às árvores, mas que ocorre no solo e provoca microtremores, tremores de terra localizados, que são causado pela queda brusca de temperatura.

De acordo com o Sistema Meteorológico Nacional que abrange a região leste do país, as baixas temperaturas estabeleceram vários recordes para o mês de fevereiro.

Deixe um comentário

WordPress Ads