JSNews – O estado de Massachusetts registrou 2.357 overdoses fatais relacionadas a opioides confirmadas em 2022, um novo recorde, de acordo com dados divulgados na ultima quinta-feira, 22, pelo Departamento estadual de Saúde Pública (DPH). A taxa de de 33,5 óbitos por 100.000 pessoas representa um aumento de 2,5% em relação a 2021.
A aumento foi especialmente registrado nas populações afro descentes e hispânicos, para quem as mortes por overdose aumentaram 42% nesse período. As áreas rurais do estado tiveram a um aumento de mortes por overdose em comparação com as regiões mais densamente povoadas.
Autoridades estaduais de saúde pública disseram que um fator importante que impulsiona o salto nas mortes é a presença cada vez mais comum de várias substâncias, especialmente Fentanil.
A administração estadual, disse em um comunicado, que buscará várias estratégias para limitar os danos, incluindo a criação de uma linha direta de prevenção de overdose em todo o estado e direcionar o DPH a apresentar um “plano abrangente” para evitar overdoses.
Esse plano, de acordo com a administração estadual, analisará a criação de novos de centros de prevenção e tratamento de overdose, que são os locais onde as pessoas podem consumir drogas sem consequências legais e sob a supervisão de profissionais médicos, que podem intervir para evitar que uma overdose se torne fatal.
O comissário do DPH, Robbie Goldstein, disse que locais para aplicação de injeções seguras de drogas sob supervisão de profissionais de saúde têm sido objeto de debate acalorado há anos e têm atraído ameaças de processo federal.
“Queremos saber da viabilidade de centros de prevenção de overdose no estado de Massachusetts. Como eu disse antes, essas são questões complicadas que incluem entender o cenário jurídico federal e, muito importante, entender o engajamento necessário com os municípios e com o Legislativo estadual para garantir que essa seja realmente uma estratégia viável para redução de danos para implantar em todo o estado”, disse Goldstein durante uma entrevista coletiva quando o DPH apresentou o relatório. “Este estudo e este plano abrangente examinarão especificamente a viabilidade de centros de prevenção de overdose no estado.”
A perspectiva para criar centros de consumo de drogas no estado pode dar esperança aos defensores desses centros, que há muito pressionam os formuladores de políticas publicas do estado a adotar essa abordagem. Os defensores dizem que a instalação limitaria o número de uso de drogas ilegais e daria a rapidez necessária para salvar vidas.
Alguns municípios de Massachusetts têm trabalhado para colocar em funcionamento os centros de prevenção de overdose, apesar da falta de uma estrutura regulatória ou apoio legislativo.