EUA Imigração Local

Autoridades locais esperam aumento do fluxo migratório em direção a Massachusetts com o fim da Título 42

JSNEWS – O governo do presidente Joe Biden começa um novo capítulo de sua política migratória na noite desta quinta-feira (11) com o fim do “Título 42”, uma importante regulamentação migratória do país. Por conta da pandemia de Covid-19, essa regra permitia que o governo norte-americano expulsasse automaticamente todas as pessoas que chegassem ao território do país sem visto ou documentação necessária.
E a partir dessa sexta-feira (12), os requerentes de asilo serão entrevistados por oficiais de imigração que vão determinar se eles poderão permanecer nos EUA até uma determinação final que de levar meses ou anos.

As autoridades americanas esperam um aumento significativo de imigrantes cruzando ilegalmente a fronteira sul em direção aos Estados Unidos após o término dessa medida e muitos deles devem chegar a Massachusetts. De acordo com Jeff Thielman, CEO do Instituto Internacional da Nova Inglaterra (IINE), uma organização que presta auxílio aos imigrantes no estado, para ele “haverá uma onda de imigrantes em direção a Massachusetts, particularmente na área da grande Boston”, disse ao site Boston25 nessa quinta-feira.

Para ele as autoridades locais devem estar preparadas para receber esses imigrantes que estão prestes a chegar ao estado.
“Os dados que chegam da fronteira nos dizem que o número de pessoas que fazem essa travessia ilegalmente vai aumentar podendo passar dos 6 mil para mais de 10 mil por dia”, disse “e é claro que o Estado de Massachussetts é o destino para muitos desses imigrantes”, completou.

A prefeita de Boston, Michelle Wu (Dem.), afirmou a rede CBS Boston News no início dessa semana, que a cidade já está recebendo e acolhendo entre quarenta e sessenta imigrantes por dia em busca de comida, abrigo e outros serviços básicos. “Somos uma cidade que sempre vai se posicionar quando houver necessidade. Mas isso [esse número] é bem significativo”, disse Wu.

Na semana passada, uma reportagem do site Boston 25 mostrou imigrantes de várias nacionalidades abrigados no Boston Medical Center sem ter para onde ir. Jeff Theilman disse que esses imigrantes estão precisando muito de qualquer ajuda. “Atendemos e encaminhamos pelo menos 150 pessoas somente na última semana para atendimento a rede pública de serviços”, disse.

Jeff Theilman também disse que a ajuda que recebe do Estado não tem sido suficiente para atender as demandas, se o número de pessoas carentes que chegam à cidade aumentar significativamente então a situação, que já é difícil, pode então se agravar ainda mais. “Estamos atrasados na inscrição de pessoas que aguardam receber benefícios”, disse. Theilman esteve em Washington D.C. nessa semana e foi recebido pelo senador eleito por Massachusetts Ed Markey (Dem.), e pediu ao senador que os recursos e as ações das autoridades estaduais e federais seja melhor coordenadas.

YouTube video

YouTube video

Deixe um comentário

WordPress Ads