Brasil Mundo Novo Normal Política

3 em cada 4 eleitores votam em um candidato para o adversário não ganhar, diz Ipec

Da Redação – Na disputa para a eleição à Presidência da República, três em cada quatro eleitores afirmam votar em um candidato para que o adversário não ganhe no segundo turno, é o que apontam dados da pesquisa Ipec, contratada pela Rede Globo.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 46% do eleitorado brasileiro, é bem possível votar no ex-presidente Lula (PT) para que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), não seja reeleito. A taxa dos que dizem ser alta a probabilidade de votar no atual mandatário para evitar uma vitória petista é de 33%.

Já entre os que dizem que a probabilidade de votar em Lula é alta, 32% dizem que é muito alta e 14% dizem que é alta. Entre os que afirmam votar em Bolsonaro, 29% dizem que a probabilidade é muito alta e 12% dizem que é alta.

Além disso, a taxa dos que dizem ser muito alta a probabilidade de votar no petista para evitar a vitória de Bolsonaro cresce entre moradores do Nordeste (44%), pessoas com renda familiar de até um salário-mínimo (39%), católicos (38%) e pretos e pardos (36%).

No entanto, o percentual dos que dizem ser muito alta a possibilidade de votar em Bolsonaro para que o ex-presidente não volte ao Palácio do Planalto é maior entre os mais ricos e com mais estudo, com renda familiar de mais de cinco salários-mínimos (46%), evangélicos (43%), moradores da região Sul (38%) e pessoas com ensino superior (37%).

Foram ouvidos para a pesquisa 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.

Deixe um comentário

WordPress Ads