Biden Massacre Mundo Novo Normal

Aliados de Putin ridicularizam atuação da Rússia na guerra e pedem uso de armas nucleares

REUTERS – A retirada das forças russas de uma cidade estrategicamente importante no leste da Ucrânia levou dois poderosos aliados do presidente da Rússia, Vladimir Putin, a fazer algo raro na Rússia moderna: ridicularizar publicamente o alto escalão da máquina de guerra.

A perda da Rússia de Lyman, que coloca partes ocidentais da região de Luhansk sob ameaça, tocou um nervo para Ramzan Kadyrov, o líder da Chechênia.

Kadyrov, que é próximo de Putin desde que seu pai e ex-presidente da Chechênia, Akhmad, foi morto em um ataque a bomba em 2004 em Grozny, sugeriu que a Rússia deveria considerar o uso de uma pequena arma nuclear tática na Ucrânia em resposta à perda.

O aviso nuclear ganhou as manchetes, mas seu desprezo público pelos principais generais da Rússia pode ter sido tão significativo em uma Rússia onde as críticas públicas ao esforço de guerra de dentro dos altos escalões da elite tem sido um tabu.

“O nepotismo no exército não levará a nada de bom”, disse Kadyrov, acrescentando que o comandante das forças russas na área deve ser despojado de suas medalhas e enviado para a linha de frente com uma arma para lavar sua vergonha com sangue.

Tal desprezo público pelos generais que comandam a guerra da Rússia é significativo porque indica o nível de frustração dentro da elite de Putin sobre a condução da guerra, ao mesmo tempo em que perfura a narrativa cuidadosamente controlada do Kremlin.

Kadyrov, que apoia a guerra e enviou muitas de suas próprias unidades chechenas para lutar, disse que sua crítica era a amarga verdade sobre uma força de combate russa que, segundo ele, permitiu que mediocridades sem talento decepcionem o país.

O Ministério da Defesa não respondeu a um pedido de comentário. Oficiais russos dizem que a história da guerra russa mostra que os combates muitas vezes começam mal até que os militares possam ser devidamente organizados. Eliminar a Rússia, dizem eles, é uma aposta ruim.

Questionado sobre as observações de Kadyrov sobre o uso de uma arma nuclear, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na segunda-feira: “Este é um momento muito emocional”.

“Os chefes das regiões têm o direito de expressar seu ponto de vista”, disse Peskov a repórteres. “Mesmo em momentos difíceis, as emoções ainda devem ser excluídas de qualquer avaliação.”

Guerra total?
Mais de sete meses depois de uma guerra que matou dezenas de milhares e desencadeou o maior confronto com o Ocidente desde a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962, mesmo os objetivos de guerra mais básicos da Rússia estão longe de serem alcançados.

O vasto exército de uma antiga superpotência foi humilhado no campo de batalha por uma força ucraniana muito menor apoiada com armas, inteligência e conselhos de potências ocidentais lideradas pelos Estados Unidos.

Em um novo revés para Moscou na segunda-feira (3), um funcionário russo confirmou avanços ucranianos ao longo da margem oeste do rio Dnipro, na região de Kherson, no sul da Ucrânia, uma das quatro regiões que Putin afirmou na semana passada ter anexado.

Putin diz que a Rússia está agora presa em uma batalha existencial com o Ocidente, que ele acusa de tentar destruir seu país. A Rússia, diz ele, prevalecerá na Ucrânia – e alertou que ele está apenas começando a ficar sério.

Na televisão estatal russa, a humildade parecia estar se infiltrando na retórica usual de nacionalismo exacerbado.

“Eu realmente gostaria que a gente atacasse Kiev e tomasse amanhã, mas estou ciente de que a mobilização parcial levará tempo”, disse o apresentador Vladimir Solovyov na televisão estatal Rossiya 1.

“Por um certo período de tempo, as coisas não serão fáceis para nós. Não devemos esperar boas notícias agora.”

Alto escalão
O líder checheno disse ter levantado a possibilidade de uma derrota em Lyman há duas semanas com Valery Gerasimov, chefe do estado-maior da Rússia, mas que Gerasimov havia rejeitado a ideia.

Gerasimov, 67 anos, é o terceiro homem mais poderoso do exército russo, depois de Putin e do Ministro da Defesa Sergei Shoigu. Gerasimov recebeu o cargo militar de Shoigu apenas alguns dias depois que ele foi nomeado ministro da Defesa em 2012.

“Não sei o que o Ministério da Defesa reporta ao comandante-em-chefe supremo (Putin), mas, na minha opinião pessoal, medidas mais drásticas devem ser tomadas”, disse Kadyrov, que chorou pelos mortos em uma cerimônia no Kremlin na semana passada, na qual a Rússia anexou formalmente quatro regiões ucranianas.

Em uma indicação de sua influência, outros postos de Kadyrov mostraram-no conhecendo dois dos homens mais poderosos do Kremlin: o chefe de gabinete de Putin, Anton Vaino, e Sergei Kiriyenko, o poderoso primeiro vice-chefe de gabinete.

Questionado sobre as observações de Kadyrov, o poderoso fundador do Grupo Wagner de mercenários, Yevgeny Prigozhin, parabenizou o líder checheno.

“Ramzan – você arrasa!” Prigozhin, conhecido como chef de Putin devido aos contratos do bufê da sua empresa com o Kremlin, disse em um comunicado. “Todos esses bastardos devem ser enviados descalços para a frente de batalha com armas automáticas.”

Quando perguntado se suas palavras deveriam ser consideradas críticas ao Ministério da Defesa, Prigozhin dominou sua resposta com ironia: “Deus me livre”.

“Essas declarações não são críticas, mas apenas uma manifestação de amor e apoio”, disse Prigozhin, que os Estados Unidos dizem que dirige um exército mercenário que se envolveu em conflitos no Mali, na República Centro-Africana, na Líbia e na Síria.

“Eu, e Ramzan Akhmatovich ainda mais, somos as pessoas mais cultas”, disse Prigozhin, usando o sobrenome de família de Kadyrov como sinal de respeito.

Deixe um comentário

WordPress Ads