Home Biden Biden diz que uma ‘leve recessão’ nos Estados Unidos é uma possibilidade
Biden - Economia - Mundo - 10/12/2022

Biden diz que uma ‘leve recessão’ nos Estados Unidos é uma possibilidade

JSNEWS – O presidente Joe Biden disse nesta terça-feira,11, que a economia dos Estados Unidos poderia sofrer uma “ligeira recessão”, mas que ainda acredita que “venceria Donald Trump novamente” em 2024, durante uma entrevista à ao ancora Jake Tapper da CNN.

Biden negou que a economia esteja passando por uma recessão, apesar da definição padrão para recessão econômica que é a retração da economia por dois trimestres consecutivos, já ter-se cumprido no cenário econômico nacional. Entretanto o presidente admitiu que essas retrações econômicas podem gerar uma “leve recessão”, se dar muitos detalhes do como isso seria.

“Eu não acho que há uma recessão. Se assim for, será uma recessão muito leve. Quero dizer, vamos descer um pouco”, disse Biden a Jake Tapper na entrevista gravada de 15 minutos.

Tapper continuou: “Você acabou de dizer que uma pequena recessão é possível.”

“É possível. Olha, é possível. Mas eu não prevejo isso”, disse Biden.

O produto interno bruto dos EUA contraiu 0,9% no segundo trimestre de 2022, após uma queda de 1,6% no primeiro trimestre, mas os conselheiros de Biden insistem que o país não está em recessão por causa dos dados que mostram o desemprego em nível historicamente baixo.

Apesar da incerteza econômica, Biden, que faz 80 anos no próximo mês, disse a Tapper que ainda está considerando concorrer à presidência, algo que ele sempre disse a seus aliados que planeja fazer.

Biden disse que após as eleições de 8 de novembro “eu vou estar no processo de decidir”.

Tapper perguntou: “É um dos cálculos que você acha que é o único que pode vencer Donald Trump?”

Biden respondeu: “Acho que posso vencer Donald Trump novamente.”

Os temores de uma recessão aumentaram à medida que o Federal Reserve aumenta agressivamente as taxas de juros em um esforço para controlar a pior inflação desde 1981.

A inflação anual atingiu 9,1% em junho e chegou a 8,3% em agosto, apesar dos preços mais baixos da gasolina, que estão subindo novamente à medida que a OPEP corta a produção.

Em abril, Biden disse: “Ninguém prevê uma recessão agora. Mas alguns estão prevendo que pode haver uma recessão em 2023. Isso me preocupa”.

Mas em junho, o presidente repreendeu um repórter perto de sua casa em Delaware por perguntar sobre especialistas econômicos “dizendo que uma recessão é mais provável do que nunca”.

Leia também

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o manda…