Brasil Mundo Novo Normal Saúde

Brasil está entre os países com mais casos confirmados de varíola dos macacos, diz OMS

Da Redação – A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta quinta-feira (21), que já foi notificada de 14.533 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) no mundo, incluindo 5 mortes.

Os dados foram divulgados durante a segunda reunião do Comitê de Emergência da Varíola dos Macacos (monkeypox).

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse continuar preocupado com o número de casos; ele afirmou que alguns países têm uma “aparente tendência de declínio”, mas outros ainda veem aumento. Seis países relataram seus primeiros casos na semana passada.

A OMS ainda não declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública internacional – como é o caso da Covid-19 –, mas o debate continua.

“Estou ciente de que qualquer decisão que tome em relação à possível determinação de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional envolve a consideração de muitos fatores, com o objetivo final de proteger a saúde pública”, declarou Tedros.
“No momento, a grande maioria dos casos continua a ser relatada entre homens que fazem sexo com homens”, completou.

Ele afirmou que esse padrão de transmissão representa “tanto uma oportunidade para implementar intervenções de saúde pública direcionadas quanto um desafio, porque, em alguns países, as comunidades afetadas enfrentam discriminação com risco de vida”.

Tedros também alertou para o risco de estigmatizarão dessa população por causa da doença.

“Há uma preocupação muito real de que homens que fazem sexo com homens possam ser estigmatizados ou culpados pelo surto, tornando o surto muito mais difícil de rastrear e interromper”, ponderou.

Tedros também lamentou a pouca quantidade de dados do oeste e centro da África – áreas em que, ao contrário do resto do mundo, a doença não tem afetado apenas os homens que fazem sexo com homens.

“Essa incapacidade de caracterizar a situação epidemiológica nessa região representa um grande desafio para o desenho de intervenções para o controle dessa doença historicamente negligenciada”, apontou.
A varíola dos macacos é endêmica de alguns países do continente africano: Benin, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Gana (identificada apenas em animais), Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, República do Congo, Serra Leoa e Sudão do Sul.

O Brasil tem 449 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Entre os casos registrados, 312 são procedentes do estado de São Paulo, 71 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, oito do Distrito Federal, seis do Paraná, quatro de Goiás, três do Rio Grande do Sul, três na Bahia, dois do Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, dois no Ceará, além de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina com um caso cada.

O ministério afirmou, em nota, que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Deixe um comentário

WordPress Ads