Biden Imigração Internacional Mundo

Caravana de migrantes parte do sul do México rumo aos Estados Unidos para chegar tempo da Cúpula das Américas

REUTERS Milhares de migrantes, muitos da Venezuela, partiram do sul do México nessa segunda-feira,06, com o objetivo de chegar aos Estados Unidos a tempo para coincidir com a Cúpula das Américas que tem inicio essa semana em Los Angeles. Ativistas a favor da imigração e das fronteiras abertas disseram que o grupo pode ser uma das maiores caravanas já formada na região nos últimos anos com destino aos Estados Unidos.

Pelo menos 6.000 pessoas, segundo a agência de noticias Reuters, deixaram a cidade fronteiriça de Tapachula, no estado mexicano do Chiapas que faz fronteira com Honduras. O Instituto Nacional de Migração do México (INM) não forneceu uma estimativa do tamanho do grupo ou alguma outra informação adicional sobre a caravana.

O organizador da caravana, Luis Garcia Villagran, disse que o grupo representava várias nacionalidades de pessoas fugindo de dificuldades em seus países de origem, incluindo muitas da Venezuela.

“São países em colapso da pobreza e da violência”, disse ele. “Pedimos fortemente àqueles que participam da cúpula … olhar para o que está acontecendo, e o que poderia acontecer ainda mais no México, se algo não for feito em breve.”

Espera-se que o presidente dos EUA, Joe Biden, anuncie um pacto regional sobre migração no final da semana. Os migrantes, incluindo crianças, começaram sua viagem cedo sob chuva e se espalharam por várias pistas da rodovia, com alguns usando ponchos de plástico e segurando guarda-chuvas.

Grandes caravanas dirigidas aos Estados Unidos também viajaram pelo México em 2018 e 2019, a maioria composta por centro-americanos, seguidas por grupos menores nos últimos anos.

O migrante colombiano Robinson Reyes, 35, disse esperar que o grupo atraia a atenção dos líderes na cúpula. “Queremos um futuro para nossos filhos… queremos atravessar o México sem problemas”, disse ele.

Deixe um comentário

WordPress Ads