Biden Imigração Mundo Novo Normal

Centenas de ucranianos estão acampados em Tijuana, no México, a espera de asilo nos Estados Unidos

JSNWES – Cerca de 400 ucranianos que chegaram a cidade de Tijuana, no México, nesse domingo,03, foram transferidos para um centro esportivo que foi convertido em um abrigo onde permanecerão, de acordo com as autoridades locais, até poderem cruzar a fronteira em direção aos Estados Unidos. Os ucranianos entraram no México pelos aeroportos de Cancun e da Cidade do México, disse Enrique Lucero, diretor de assuntos migratórios de Tijuana. Cerca de 30% destes ucranianos são crianças.
Tijuana já abrigava 1.700 ucranianos em acampamentos improvisados perto do porto internacional de entrada, que liga Tijuana à Califórnia.

A Ucrânia e toda a região testemunharão o desmonte de décadas de avanços sociais obtidos após a queda da Cortina de Ferro.

O aumento da presença ucraniana em Tijuana ocorre à medida que as autoridades migratórias dos Estados Unidos estão intensificando os esforços para processar as solicitações de asilo, independentemente da nacionalidade, em meio a um aumento já esperado de solicitações à medida que os Estados Unidos se inclina para revogar a medida Titulo 42, uma política da era pandêmica que restringia o pedido de asilo na fronteira.

Na segunda-feira,04, o comissário da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), Chris Magnus, disse em um comunicado que a agência está aumentando o pessoal e os recursos na fronteira sudoeste, sem fornecer detalhes sobre o número de agentes que estão sendo mobilizados ou quais os locais específicos para essa concentração desses recursos.

Alejandro Mayorkas, secretário do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), que supervisiona o CBP, disse na sexta-feira que seu departamento já enviou 600 policiais para a fronteira e adicionaria mais conforme necessário.

Lucero disse estar esperançoso de que as autoridades americanas acelerem o processamento de migrantes ucranianos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse no final de março que os Estados Unidos aceitariam até 100.000 ucranianos no país este ano.

Deixe um comentário

WordPress Ads