Biden EUA Imigração Local Mundo

Cidade fronteiriça governada por democrata enviou mais imigrantes para Nova York e Chicago que o governador texano

JSNEWS – A cidade fronteiriça de El Paso, Texas, que é governada por um democrata, enviou mais migrantes em ônibus para Nova York e Chicago, do que o governador republicano do Texas, Greg Abbott, sinalizando assim uma contradição na batalha de acusações sobre a segurança e o abandono da fronteira sul dos Estados Unidos.

El Paso, que fica do lado americano da fronteira vizinha a Ciudad Juárez, no México, transportou cerca de 7.000 imigrantes para Nova York e mais de 1.800 para Chicago somente no mês de agosto.

Entretanto a operação patrocinada pela administração cidade recebeu menos atenção da mídia do que a campanha estadual do governador do Texas Greg Abbott, que está buscando um terceiro mandato nas eleições de 8 de novembro. Abbott enviou mais de 3.000 migrantes para Nova York e mais de 900 para Chicago, no mesmo período, como parte de uma campanha para chamar a atenção sobre a crise migratória que afeta as comunidades fronteiriças de seu estado.

Texas e Arizona juntos também enviaram mais de 10.000 migrantes para as cidades progressistas do Norte. Enquanto isso, o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, recentemente levou um grupo de cerca de 50 migrantes para Martha’s Vineyard, Massachusetts.

As iniciativas republicanas para mover os imigrantes, incluindo aqueles que buscam asilo, para longe da fronteira chamaram a atenção para a questão migratória poucas semanas antes das eleições de meio mandato. Uma pesquisa recente da Reuters/Ipsos mostrou que os eleitores dos EUA preferem os Republicanos e nãos os Democratas para tratar de questões migratórias.

A administração Biden e os prefeitos democratas que recebem os imigrantes em suas cidades criticaram os governadores republicanos por criarem confusão ao trazerem esses imigrantes para suas comunidades. Mas os líderes democratas de El Paso alegam que estão coordenando essas ações com as cidades de destino e que os migrantes tomam seus ônibus fretados voluntariamente.

O prefeito de El Paso, Oscar Leeser (Dem.), disse que o programa da cidade é “completamente diferente” dos outros programas republicanos porque, segundo ele, a cidade trata esses imigrantes com “respeito“.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, também democrata, criticou Abbott, o governador republicano, por sua recusa em compartilhar informações sobre a chegada de ônibus. Adams disse em uma conferência de imprensa em meados de setembro que Leeser, ao contrário de Abbott, estava disposto a “descobrir uma maneira humana de coordenar essas operações”. Funcionários da cidade de Nova York viajaram para El Paso no mês passado para observar ao processo de transporte e durante a visita, eles discutiram a adição de pontos de destino de imigrantes em outras cidades que “encontram pelo caminho até de Nova York”, disse Leeser. “Esta é uma questão federal. Eles não estão vindo para El Paso, eles estão vindo para os Estados Unidos.”

Com informações Reuters e APNEWS

Deixe um comentário

WordPress Ads