Brasil Mundo Policial Política

Coligação de Haddad acusa no TSE campanha de Bolsonaro de abuso de poder econômico

REUTERS – A coligação presidencial encabeçada pelo petista Fernando Haddad ingressou na noite de terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido para se investigar a campanha do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, por abuso de poder econômico.

Segundo a chapa petista, o pedido refere-se ao fato de o presidente da empresa de ar condicionado Komeco, Denisson Moura Freitas, ter supostamente gravado um áudio à funcionários pedindo que apoiassem a candidatura de Bolsonaro por meio do uso de adesivos e camisetas. A coligação de Haddad pede ao TSE que Bolsonaro se torne inelegível por 8 anos.

Relatos na imprensa indicam que empresários estariam pressionando funcionários a apoiar Bolsonaro. O Ministério Público do Trabalho (MPT) já divulgou um alerta de que é “proibida a imposição, coação ou direcionamento nas escolhas políticas dos empregados”.

“O objetivo é garantir o respeito e a proteção à intimidade e à liberdade do cidadão-trabalhador no processo eleitoral, no ambiente de trabalho”, disse o MPT em nota pública.

O MPT em Santa Catarina entrou na terça-feira com uma ação judicial contra a rede de lojas Havan depois de o proprietário da cadeia, Luciano Hang, ter pedido que seus funcionários votem em Bolsonaro sob o risco de fechar lojas e demitir empregados em caso de vitória de candidatos de esquerda.

Nesse caso, o MP do Trabalho pediu o pagamento de 1 milhão de reais em multa no caso de descumprimento. Hang é apoiador público de Bolsonaro.

Deixe um comentário

WordPress Ads