Mundo Novo Normal Policial Política

Credibilidade da União Europeia está em jogo em investigação de corrupção, dizem ministros

REUTERS – A credibilidade da União Europeia está em jogo, alertaram os ministros das Relações Exteriores do bloco nesta segunda-feira, após alegações de que o Catar distribuiu dinheiro e presentes a autoridades do Parlamento Europeu para influenciar a tomada de decisões.

A Grécia congelou nesta segunda-feira os bens de uma das principais suspeitas do caso, Eva Kaili, vice-presidente do Parlamento Europeu e uma das quatro pessoas presas e acusadas na Bélgica no fim de semana, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

O gabinete de Kaili não respondeu a um pedido de comentário. O Catar negou qualquer irregularidade.

Promotores belgas revistaram 16 casas e apreenderam 600.000 euros em Bruxelas na sexta-feira como parte da investigação.

Quatro pessoas foram posteriormente acusadas de “participação em uma organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção”, disseram os promotores em um comunicado no domingo.

Eles não nomearam os suspeitos, mas o Parlamento Europeu disse no fim de semana que suspendeu Kaili de suas funções, enquanto o partido grego PASOK anunciou a expulsão dela.

“Este é um incidente inacreditável que deve ser completamente esclarecido com toda a força da lei”, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, ao chegar para uma reunião regular com seus colegas da União Europeia em Bruxelas.

Promotores belgas disseram que suspeitavam há meses que um Estado do Golfo estava tentando comprar influência em Bruxelas.

Uma fonte com conhecimento do caso afirmou que o Estado era o Catar. Uma autoridade do Catar negou no fim de semana as acusações de possível má conduta.

“Qualquer associação do governo do Catar com as alegações relatadas é infundada e gravemente mal informada”, disse a autoridade.

Alguns diplomatas europeus disseram à Reuters no mês passado que a pressão para manter bons laços com o Catar estava aumentando à medida que o continente caminhava para um inverno de escassez de energia por causa da invasão russa da Ucrânia.

Deixe um comentário

WordPress Ads