Biden Imigração Mundo

‘Czar da fronteira’ vai acelerar construção de muro entre Estados Unidos e México

AFP – O governador do Texas, Greg Abbott, criou na segunda-feira (30) um novo cargo em seu governo que comandará a política migratória do estado – focada na repressão à entrada de imigrantes irregulares.

Chamado por Abbott de “czar da fronteira” – em referência a como era chamados os imperadores russos que até o início do século XX tinham poderes plenos -, o cargo será destinado a contar a chegada de imigrantes e acelerar a construção do muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México.

A medida, segundo o governo local, é “uma resposta à recusa” do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em conter a imigração. Desde que Biden assumiu a presidência, Abbott, um ultra conservador, vem criticando a política migratória do governo norte-americana.

O novo “czar”, Mike Banks, é um guarda fronteiriço reformado, condecorado e com mais de três décadas de experiência na fronteira com o México. Parte da sua missão será “acelerar a construção do muro fronteiriço no Texas”, acrescentou Abbott.

“Um muro na fronteira (…) é apenas uma maneira pela qual o Texas está respondendo à recusa do presidente Biden em fazer cumprir as leis de imigração”, afirmou o governador .
“É um trabalho de tempo integral, que exige um líder cujo único foco seja responder às políticas de fronteira aberta do presidente Joe Biden”, disse Abbott antes de supervisionar a instalação de uma parte do muro na cidade de San Benito, no extremo sul do país.

Abbott é um dos promotores das severas medidas de controle de fronteiras colocadas em prática durante o governo de Donald Trump, e um ferrenho crítico de Biden, a quem culpa pela crescente onda de imigração ilegal no país.

O novo cargo do governo do Texas trabalhará com o Departamento Militar e o Departamento de Segurança Pública do estado, como parte da “Operação Estrela Solitária” lançada em 2021 para “deter e repelir os imigrantes que cruzam ilegalmente o México para o Texas”, explicou o governo do estado em um comunicado.

Abbott disse que os procedimentos para adquirir os direitos de alguns dos terrenos onde a construção se estenderá foram acelerados, “para que possamo A construção do muro custa US$ 25 milhões por milha (1,6 km). construir mais muro no futuro”, acrescentou.

A fronteira EUA-México se estende por cerca de 1.900 milhas (3.100 km), mais da metade no Texas.

Na segunda-feira, o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, defendeu um programa do governo para permitir a entrada mensal de 30 mil imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela que possuem um patrocinador nos Estados Unidos e chegam por via aérea.

Mas vários estados republicanos, incluindo o Texas, processaram o governo Biden por causa dessa medida, que consideram ilegal e, segundo Abbott, “atrairá ainda mais pessoas para cruzar a fronteira ilegalmente”.

Deixe um comentário

WordPress Ads