Mundo

Democratas limitam ganhos de republicanos nas eleições para Congresso dos Estados Unidos

REUTERS – O controle do Congresso dos Estados Unidos estava em disputa no início da quarta-feira após as eleições de meio de mandato, com muitas das corridas mais competitivas sem definição, deixando incerto se os republicanos quebrariam o controle tênue dos democratas.

Em uma vitória importante para o partido do presidente Joe Biden, o democrata John Fetterman conseguiu uma cadeira no Senado dos EUA na Pensilvânia, derrotando o médico republicano Mehmet Oz e aumentando as chances de seu partido de manter o controle da Casa.

O clima na Casa Branca melhorava à medida que a noite avançava, com assessores antes nervosos permitindo que sorrisos surgissem em seus rostos e dizendo que os primeiros sinais para os democratas eram melhores do que o esperado. No Twitter, Biden postou uma foto sua parabenizando alguns dos vencedores democratas por telefone.

Na Câmara dos Deputados, os republicanos continuavam sendo os favoritos para conquistar uma maioria que lhes permitiria bloquear as prioridades de Biden enquanto lançam investigações politicamente prejudiciais sobre seu governo e sua família.

No início da quarta-feira, os republicanos haviam conquistado seis cadeiras democratas na Câmara, projetou a Edison Research, uma a mais do que o mínimo necessário para assumir a Câmara.

Os republicanos terão o poder de barrar ajuda à Ucrânia se recuperarem o controle do Congresso, mas analistas dizem que é mais provável que diminuam o fluxo de assistência econômica e de defesa.

Stuart Cole, macroeconomista-chefe da Equiti Capital, disse que o impasse partidário entre presidente e o Congresso e uma Câmara controlada pelos republicanos provavelmente impediriam qualquer aumento de impostos e limitariam os gastos do governo, o que pode significar que as taxas de juros não terão que subir tanto para conter a inflação.

CELEBRAÇÃO CONTIDA

O líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, esperava comemorar uma vitória retumbante que o levaria ao cargo de presidente da Câmara.

Em vez disso, ele teve que se contentar com uma promessa a seus apoiadores: “Quando vocêm acordarem amanhã, seremos a maioria e (presidente democrata da Câmara) Nancy Pelosi estará em minoria”.

No entanto, apenas 13 das 53 corridas mais competitivas, com base em uma análise da Reuters de importantes analistas apartidários, tinham sido decididas, levantando a perspectiva de que o resultado final pode não ser conhecido por algum tempo.

O partido que ocupa a Casa Branca quase sempre perde cadeiras nas eleições no meio do primeiro mandato de quatro anos de um presidente, e Biden tem sofrido com baixa aprovação pública.

Mas as esperanças republicanas de uma “onda vermelha” de vitórias desapareceram quando os democratas mostraram uma surpreendente resiliência em várias disputas importantes.

“Definitivamente não é uma onda republicana, com certeza”, disse o senador republicano Lindsey Graham à NBC.

Pelosi afirmou em um comunicado: “Está claro que os membros e candidatos democratas da Câmara estão superando fortemente as expectativas em todo o país”.

Deixe um comentário

WordPress Ads