Home Biden Documentos confidenciais da época em que Biden era vice-presidente são descobertos em seu escritório particular em Washington
Biden - EUA - Local - Mundo - Novo Normal - Política - 4 semanas atrás

Documentos confidenciais da época em que Biden era vice-presidente são descobertos em seu escritório particular em Washington

O episódio tem ecos do caso Trump fechado no final de 2021 quando uma busca do FBI revelou vários documentos confidenciais em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida. No entanto, a equipe de Biden disse que existem algumas diferenças importantes entre os dois casos

Da Redação com CNN Vários documentos classificados como secretos da época do presidente Joe Biden como vice-presidente foram descobertos em um escritório particular, reconheceram os advogados do democrata na segunda-feira (9).

O procurador-geral Merrick Garland pediu ao procurador-geral dos EUA em Chicago para investigar o assunto, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN, e os republicanos do Congresso também estão tomando conhecimento.

Os advogados de Biden dizem que encontraram os materiais do governo em novembro enquanto fechavam um escritório com sede em Washington, DC, que Biden usou como parte de seu relacionamento com a Universidade da Pensilvânia, onde ele era um honorário professor de 2017 a 2019.

Menos de uma dúzia de documentos confidenciais foram encontrados no escritório de Biden, disse outra fonte à CNN.

Não está claro a que pertencem os registros ou porque foram levados ao escritório particular de Biden.

Os titulares de cargos federais são obrigados por lei a renunciar a documentos oficiais e registros classificados quando seu serviço governamental termina.

O episódio tem ecos do caso Trump fechado no final de 2021 quando uma busca do FBI revelou vários documentos confidenciais em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida. No entanto, a equipe de Biden disse que existem algumas diferenças importantes entre os dois cenários.

“A Casa Branca está cooperando com os Arquivos Nacionais e o Departamento de Justiça em relação à descoberta do que parecem ser registros do governo Obama-Biden, incluindo um pequeno número de documentos com marcas classificadas”, disse Richard Sauber, conselheiro especial do presidente Biden em um comunicado.

“Os documentos foram descobertos quando os advogados pessoais do presidente estavam empacotando arquivos guardados em um armário trancado para se preparar para desocupar o espaço do escritório no Penn Biden Center em Washington, DC”.

No dia dessa descoberta, 2 de novembro de 2022, o Gabinete do Advogado da Casa Branca notificou o Arquivo Nacional. O Arquivo tomou posse dos materiais na manhã seguinte.

“A descoberta desses documentos foi feita pelos advogados do presidente”, acrescentou Sauber. “Os documentos não foram objeto de qualquer solicitação ou consulta prévia por parte do Arquivo. Desde essa descoberta, os advogados pessoais do presidente cooperaram com os Arquivos e o Departamento de Justiça em um processo para garantir que todos os registros do governo Obama-Biden estejam adequadamente na posse dos Arquivos”.

Leia também

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o manda…