Biden Imigração Mundo

EUA desmantela rede que transportava migrantes do México em malas e caixas

AFP – Os Estados Unidos detiveram oito traficantes de uma rede que transportou centenas de migrantes em malas, caixas de madeira e caminhonetes através da fronteira com o México, informou o Departamento de Justiça nesta terça-feira (13).

De acordo com a acusação formal, a organização usou motoristas para pegar os migrantes perto da fronteira e levá-los para dentro dos Estados Unidos. Ao longo do caminho eles costumavam escondê-los em casas no Texas.

Eles eram transportados em malas colocadas em caminhonetes, amontoadas na traseira de vans, em caminhões-tanque adaptados ou em caixas de madeira. Cobravam até 2.500 dólares por pessoa.

Os imigrantes, muitos deles do México, Guatemala e Colômbia, ou suas famílias pagavam a membros da organização para ajudá-los a viajar ilegalmente para os Estados Unidos ou dentro do país, disse o Departamento de Justiça em comunicado.

Os detidos são Erminia Serrano Piedra, de 31 anos, que chefiava a organização, assim como Kevin Daniel Nuber, Laura Nuber, Lloyd Bexley, Jeremy Dickens, Katie Ann Garcia, Oliveria Piedra-Campuzana e Pedro Hairo Abrigo.

Eles faziam os migrantes viajarem “em espaços reduzidos, perigosos, com ventilação limitada, em altas temperaturas, arriscando suas vidas e segurança por dinheiro”, disse em coletiva de imprensa virtual Kenneth A. Polite, procurador-geral adjunto da Divisão Penal do Departamento de Justiça.

Durante a prisão de dois deles, foram encontrados 12 migrantes, dois deles menores de idade, especificou. As autoridades também apreenderam três propriedades e quase 2,3 milhões de dólares.

“Centenas, talvez milhares” de migrantes, segundo Polite, foram transportados e alojados por essa rede em todo o Texas e outros lugares dos Estados Unidos.

A operação foi realizada pela Força-tarefa Conjunta Alpha, criada em junho de 2021 para combater o crescente tráfico humano de migrantes da América Central. Desde então, já prendeu cerca de 120 pessoas, das quais 50 foram condenadas, apontou Polite.

YouTube video

Deixe um comentário

WordPress Ads