Internacional Mundo Novo Normal

Expectativa de inflação para o Reino Unido é de 15% para o primeiro trimestre de 2023

JSNEWS – O Banco da Inglaterra deve aumentar as taxas no nível mais alto em quase três décadas ainda nessa semana, depois que especialistas alertaram que a inflação poderia atingir 15% no primeiro trimestre de 2023.

Os tomadores de decisão do Comitê de Política Monetária (MPC) do Banco Central da Inglaterra aumentarão as taxas de juros de 1,25% para 1,75%, acreditam analistas que é uma tentativa para controlar a inflação.

As previsões anteriores do Banco Central previam que a inflação do Índice de Preços ao Consumidor atingiria cerca de 11% ainda neste outono (Dezembro no hemisférios norte), antes de recuar.

Mas na quarta-feira,03, o think tank da Fundação Resolução (Resolution Foundation) alertou para o aumento inflacionário que esta por vir. Embora os preços de algumas commodities globais, como o petróleo, tenham saído de seus picos, o preço do gás está ‘destruindo os orçamentos domésticos‘.

“Agora é plausível que a inflação possa subir para 15% no primeiro trimestre de 2023”, disse a fundação. As perspectivas para a inflação são altamente incertas

Espera-se que os preços do gás sejam cerca de 50% mais altos neste inverno do que após o ataque russo em larga escala à Ucrânia.

“As perspectivas para a inflação são altamente incertas, em grande parte impulsionadas pelos preços imprevisíveis do gás, mas as mudanças nos últimos meses sugerem que o Banco da Inglaterra provavelmente prevê um pico mais alto e posterior para a inflação – potencialmente até 15% no início de 2023”, disse Jack Leslie, economista sênior da Resolution Foundation. “Embora os preços de mercado de alguns bens essenciais – incluindo petróleo, milho e trigo – tenham caído desde seu pico no início deste ano, esses preços ainda não se alinharam com o varejo e permanecem consideravelmente mais altos do que em janeiro.”

De acordo com as últimas previsões da consultoria Cornwall Insight, o limite de preço da energia permanecerá superior a £ 3.300 de outubro até pelo menos o início de 2024.

Analistas estarão atentos para uma previsão de inflação do Banco ‘Central‘ Inglês, e para as previsões do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma nova análise do Instituto Nacional de Pesquisas Econômicas e Sociais (NIESR) disse esta semana que o Reino Unido está deslizando para uma recessão. Assim, os economistas vão querer saber a opinião do Banco.

Os olhos também estarão na decisão mais imediata da taxa de juros.

Na última reunião, em junho, três membros do MPC já haviam votado a favor para acelerar o aumento das taxas de juros, como alguns outros bancos centrais em todo o mundo já fizeram.

“Depois que vários bancos centrais em todo o mundo aumentaram o ritmo de seu ciclo de aperto, o Banco da Inglaterra está começando a parecer atrasado quando se trata de aumentar as taxas”, disse Luke Bartholomew, economista sênior da gestora de ativos Abrdn. “Esperamos que essa impressão seja um pouco corrigida na próxima semana, com o Banco aumentando as taxas de juros em meio por cento”, disse.

Seria a maior elevação da taxa de juros única desde 1995. A última vez que as taxas subiram mais de 0,5% foi em 1989.

“Os mercados estão colocando uma chance de 87% em um aumento de 0,5% para 1,75% nesta reunião”, disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

Samuel Tombs e Gabriella Dickens, economistas da Pantheon Macroeconomics, argumentaram que os observadores do mercado não devem tomar uma grande caminhada como garantida.

“O MPC começou seu ciclo de aperto mais cedo do que o Fed dos EUA e o BCE (Banco Central Europeu), deixando-o com menos necessidade de correr agora”, disse. “Duvido que o MPC julgue que a taxa bancária precisa subir tão rapidamente quanto os mercados esperam.”

Deixe um comentário

WordPress Ads