Biden Imigração Mundo

Fluxo de imigrantes vindos da Ucrânia e da Rússia aumentam na fronteira com o México, informa CBP

JSNEWS – À medida que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia progredia, milhares de imigrantes de ambos os países envolvidos no conflito viajaram para o México para tentar cruzar a fronteira para os Estados Unidos, uma ação que se intensificou desde 24 de fevereiro, quando Vladimir Putin iniciou a invasão da Ucrânia, segundo relatos das autoridades de imigração dos Estados Unidos.

Entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, que corresponde ao ano fiscal de 2022, os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) registraram cerca de 6.400 russos e 1.000 ucranianos que pediram asilo na fronteira sul.

Isso representou um aumento de 64% para os russos e 68% para os ucranianos, levando em conta o mesmo período do ano fiscal passado, de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021, cerca de 4.100 russos  e 680 ucranianos haviam sido detidos, segundo dados do CBP.

Geralmente esses imigrantes tentam atravessar a fronteira de carro e, embora alguns possam ter sucesso, outros são eventualmente presos, disse ao agente do CPB Rodney Scott à Reuters. Isso levou a CBP a reforçar sua vigilância e verificação de carros em vários pontos da fronteira, embora a administração do presidente Joe Biden tenha autorizado o Status de Proteção Temporária (TPS) para os ucranianos, esse status se aplicará apenas àqueles que chegaram ao país antes de 1º de março.

Um funcionário da CBP disse à Agência Efe, sob condição de anonimato, que os imigrantes de ambas as nacionalidades estão chegando com mais frequência desde que a Rússia começou a invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro.

De acordo com esse funcionário, russos e ucranianos partem de diversas cidades europeias para a Cidade do México ou para outras cidades turísticas do país, depois viajam para a Tijuana, compram carros usados baratos e cruzam a fronteira para pedir asilo.

O funcionário da CBP disse que os solicitantes de asilo da Rússia e da Ucrânia, ao contrário dos imigrantes vindos dos países latino-americanos, uma vez que relatam que estão buscando asilo, podem continuar seus processos de asilo ao lado de seus parentes e amigos em território americano, enquanto a administração Biden aplica o Title 42, uma disposição de saúde da época de Donald Trump (2017-2021), com o qual os agentes de fronteira estão autorizados a enviar imediatamente os solicitantes de asilo da américa latina para território mexicano, como uma medida para prevenir infecções pelo COVID-19.

Deixe um comentário

WordPress Ads