Biden EUA Imigração Mundo Novo Normal Política Trump

Juiz dos EUA dá 5 semanas para governo Biden se preparar para fim da Título 42 na fronteira com o México

AFP – Em seu parecer, o juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, Emmet Sullivan disse que consente com “grande relutância” com o pedido do governo Joe Biden de seguir aplicando o chamado Título 42 na fronteira com o México por mais cinco semanas, para se preparar diante de uma temida avalanche de migrantes.

Na terça-feira, Sullivan determinou que o Título 42, implementado pelo ex-presidente Donald Trump em 2020 como medida anticovid, estava sendo utilizado contra os migrantes de maneira “arbitrária e caprichosa”, e que isso não poderia continuar.

Nessa decisão, também disse que não aceitaria solicitações de suspensão ou atraso, ou seja, os funcionários da fronteira deveriam começar a aceitar imediatamente muitos dos milhares de viajantes que atravessam a fronteira diariamente em busca de asilo.

Porém, o Departamento de Segurança Nacional (DHS) solicitou um adiamento para preparar a transição.

“Esse período de transição é fundamental para garantir que o DHS possa seguir realizando sua missão de proteger as fronteiras da nação e realizar suas operações fronteiriças de forma ordenada”, escreveu Sullivan na nova decisão.

Acrescentou, porém, que a concessão não pode ser estendida para nenhum apelo a cortes superiores. A ordem de suspensão dos bloqueios entrará em vigor em 21 de dezembro.

Deixe um comentário

WordPress Ads