Biden EUA Mundo Trump

Juiz dos EUA ordena publicação de documento que justificou buscas na casa de Donald Trump

AFP – Um juiz dos Estados Unidos ordenou nesta quinta-feira (25) a publicação, em versão censurada, de um documento judicial que exponha os motivos por trás da recente busca e apreensão da polícia federal americana (FBI) na residência na Flórida do ex-presidente Donald Trump.

O documento, que deve detalhar as motivações do Departamento de Justiça e pode revelar a identidade de algumas pessoas envolvidas no caso, deve ser publicado até sexta-feira (26), decretou o juiz federal Bruce Reinhart.

No entanto, a maioria dos elementos da operação provavelmente será mantida em segredo, devido a um pedido do Departamento de Justiça, segundo o qual há uma necessidade “convincente” de ocultar partes importantes do documento.

O juiz ordenou na segunda-feira (22) a publicação de pelo menos uma parte do documento, ao citar o interesse público que existe entorno de um mandado de busca e apreensão contra um ex-presidente dos Estados Unidos, algo sem precedentes.

Segundo as autoridades, no entanto, será necessário um retoque “tão importante que o restante do texto divulgado ficaria desprovido de qualquer conteúdo significativo”.

Em 8 de agosto, o FBI realizou buscas na residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, e apreendeu caixas de documentos confidenciais que o republicano não devolveu aos poderes públicos após deixar a Casa Branca.

Trump, que flerta com a ideia de se candidatar nas eleições presidenciais de 2024, classificou a ação policial como uma “caça às bruxas”.

Nesta quinta-feira, o magnata usou sua rede social, a Truth Social, para acusar “os fiscais democratas da esquerda radical” de “fazer uma busca ilegal” em sua residência. “Eles até arrombaram meu cofre, um ato indescritível”, criticou.

Deixe um comentário

WordPress Ads