Biden Celebridades Comunidade EUA Mundo Novo Normal

Lei de proteção federal a união civil entre pessoas do mesmo sexo avança no Senado dos USA

JSNEWS – Um projeto de lei para dar proteção federal a casamentos entre pessoas do mesmo sexo avançou nesta quarta-feira (16) no Senado dos Estados Unidos com um incomum apoio bipartidário.

Doze dúzia de senadores republicanos se juntaram a 50 democratas para superar um obstáculo processual que exigia 60 votos “sim” para que o texto, cujo tema era antes considerado profundamente divisivo, pudesse ir para o plenário.

Nas eleições de meio de mandato da semana passada, os democratas conseguiram, com uma pequena vantagem, manter o controle do Senado, enquanto a Câmara dos Representantes terá maioria republicana, segundo projeções divulgadas esta noite.

Isso antecipa uma legislatura dividida a partir de janeiro, quando o novo Congresso é empossado.

Desde 2015, o direito à união entre pessoas do mesmo sexo é garantido nos Estados Unidos pela Suprema Corte.

Existem cerca de 568.000 casais do mesmo sexo nos Estados Unidos, de acordo com o US Census Bureau.

“Ouvi de eleitores que estão preocupados e preocupados com a sugestão de que seu direito de se casar com quem eles amam será retirado”, disse a senadora democrata Tammy Baldwin, a primeira pessoa abertamente gay eleita para o Senado e uma importante negociadora em o projeto de lei, disse em uma entrevista coletiva na terça-feira.

Falando antes da votação de quarta-feira, o senador republicano Thom Tillis, outro importante negociador, chamou o projeto de “um bom compromisso… baseado no respeito mútuo por nossos compatriotas”.

O presidente Joe Biden aplaudiu a votação, dizendo que “enviou uma forte mensagem de que republicanos e democratas podem trabalhar juntos para garantir o direito fundamental dos americanos de se casar com a pessoa que amam”.

A maioria dos americanos aprova o casamento gay

Enquanto o Senado se prepara para aceitar o projeto de lei que protegeria o casamento entre pessoas do mesmo sexo em nível federal, uma clara maioria de americanos continua a dizer que é favorável a essa legalização segundo apurou uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center.

Cerca de 6 em cada 10 adultos, 61%, expressaram uma opinião favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo ser legal e protegido pelas federais e cerca de quatro em cada dez têm uma opinião negativa, 37%.

A nova pesquisa, que foi realizada em outubro antes das eleições de meio de mandato, ocorre num momento em que se questionam se o casamento entre pessoas do mesmo sexo permanecerá legal em todo o país após a decisão da Suprema Corte de junho de derrubar Roe v. Wade. Wade, que passou as legislações de cada estado a regular a lei de aborto.

Se o Senado aprovar essa legislação, a Câmara dos Deputados terá que aprovar a medida alterada para que ela chegue à mesa do presidente Biden.

A Câmara já havia aprovado legislação semelhante, mas não é idêntica a esse novo acordo.

Deixe um comentário

WordPress Ads