Home Biden Lei de proteção federal a união civil entre pessoas do mesmo sexo avança no Senado dos USA
Biden - Celebridades - Comunidade - EUA - Mundo - Novo Normal - 3 semanas atrás

Lei de proteção federal a união civil entre pessoas do mesmo sexo avança no Senado dos USA

Um grupo de senadores obteve apoio suficiente para votar um projeto de lei de igualdade no casamento que protege as relações entre pessoas do mesmo sexo nos USA

JSNEWS – Um projeto de lei para dar proteção federal a casamentos entre pessoas do mesmo sexo avançou nesta quarta-feira (16) no Senado dos Estados Unidos com um incomum apoio bipartidário.

Doze dúzia de senadores republicanos se juntaram a 50 democratas para superar um obstáculo processual que exigia 60 votos “sim” para que o texto, cujo tema era antes considerado profundamente divisivo, pudesse ir para o plenário.

Nas eleições de meio de mandato da semana passada, os democratas conseguiram, com uma pequena vantagem, manter o controle do Senado, enquanto a Câmara dos Representantes terá maioria republicana, segundo projeções divulgadas esta noite.

Isso antecipa uma legislatura dividida a partir de janeiro, quando o novo Congresso é empossado.

Desde 2015, o direito à união entre pessoas do mesmo sexo é garantido nos Estados Unidos pela Suprema Corte.

Existem cerca de 568.000 casais do mesmo sexo nos Estados Unidos, de acordo com o US Census Bureau.

“Ouvi de eleitores que estão preocupados e preocupados com a sugestão de que seu direito de se casar com quem eles amam será retirado”, disse a senadora democrata Tammy Baldwin, a primeira pessoa abertamente gay eleita para o Senado e uma importante negociadora em o projeto de lei, disse em uma entrevista coletiva na terça-feira.

Falando antes da votação de quarta-feira, o senador republicano Thom Tillis, outro importante negociador, chamou o projeto de “um bom compromisso… baseado no respeito mútuo por nossos compatriotas”.

O presidente Joe Biden aplaudiu a votação, dizendo que “enviou uma forte mensagem de que republicanos e democratas podem trabalhar juntos para garantir o direito fundamental dos americanos de se casar com a pessoa que amam”.

A maioria dos americanos aprova o casamento gay

Enquanto o Senado se prepara para aceitar o projeto de lei que protegeria o casamento entre pessoas do mesmo sexo em nível federal, uma clara maioria de americanos continua a dizer que é favorável a essa legalização segundo apurou uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center.

Cerca de 6 em cada 10 adultos, 61%, expressaram uma opinião favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo ser legal e protegido pelas federais e cerca de quatro em cada dez têm uma opinião negativa, 37%.

A nova pesquisa, que foi realizada em outubro antes das eleições de meio de mandato, ocorre num momento em que se questionam se o casamento entre pessoas do mesmo sexo permanecerá legal em todo o país após a decisão da Suprema Corte de junho de derrubar Roe v. Wade. Wade, que passou as legislações de cada estado a regular a lei de aborto.

Se o Senado aprovar essa legislação, a Câmara dos Deputados terá que aprovar a medida alterada para que ela chegue à mesa do presidente Biden.

A Câmara já havia aprovado legislação semelhante, mas não é idêntica a esse novo acordo.

Leia também

Senadora Kyrsten Sinema (Dem-AZ) deixará o Partido Democrata para se registrar como independente

JSNEWS – A senadora pelo estado do Arizona, Kyrsten Sinema (Democrata) disse, nessa …