Imigração

México inicia julgamento de 6 pessoas por ‘suposta responsabilidade’ nas mortes de 53 migrantes no Texas

JSNEWS – A Procuradoria-Geral da República (FGR) do México informou que iniciará o julgamento de seis pessoas por ‘suposta responsabilidade e participação’ no crime de tráfico de pessoas agravado em conexão com o caso que terminou na trágica morte por asfixia de 53 migrantes em um caminhão Baú no estado americano do Texas.

Em um comunicado, a FGR disse nessa sexta-feira,27, que indiciou seis pessoas pela frustrada tentativa de introduzir imigrantes ilegalmente nos Estados Unidos escondido em um caminhão Baú que foi abandonado nas proximidades da Quintana Road, em San Antonio, Texas, em 27 de junho de 2022, em seu interior, foram encontrados dezenas de imigrantes mortos por asfixia.

O motorista do caminhão onde morreram os imigrantes é identificado como Homero Z. Ele foi preso na área da tragédia e tentou se passar por uma das vítimas. O caminhão aparece aqui passando por um ponto de fiscalização em Nuevo Laredo.

A FGR acrescentou que, após o cumprimento dos respetivos mandados de detenção e a sua apresentação perante o juiz correspondente, o Ministério Público da Federação, “forneceu as provas necessárias para obter vínculos entre os acusados com o incidente”.

Os indicados pela FGR são: Melesio “B”, Hermelindo “B”, Adrián “B”, Yoana “N”, Sheyla “B” e Jessica “P”.
A FGR também impôs aos acusados uma prisão preventiva justificada como medida cautelar.

O Caso

Em 27 de junho, um caminhão Baú foi descoberto com 85 pessoas em seu interior em uma rodovia em San Antonio, Texas,

Os legistas confirmaram a morte de 53 migrantes, incluindo 26 mexicanos, 7 guatemaltecos e 14 hondurenhos, os migrantes foram transportados do caminhão sem ventilação e sob altas temperaturas.
Três dias após a tragédia, a FGR abriu uma investigação para apurar as mortes dos migrantes mexicanos, enquanto países da América Central, como a Guatemala, se juntaram para uma investigação conjunta.

A descoberta foi considerada a tragédia de contrabando humano mais mortal da história dos EUA.

A região está experimentando um fluxo migratório recorde com 2,76 milhões de imigrantes apreendidos na fronteira dos EUA com o México no ano fiscal de 2022.

Deixe um comentário

WordPress Ads