Home Brasil New York Times diz que Bolsonaro estava certo em desconfiar dos institutos de pesquisas
Brasil - EUA - Mundo - Política - 10/04/2022

New York Times diz que Bolsonaro estava certo em desconfiar dos institutos de pesquisas

Jornal americano também destaca a força dos parlamentares conservadores aliados do presidente nas eleições brasileiras

Da Redação – Segundo o jornal americano New York Times, o presidente Jair Bolsonaro (PL) “estava claramente certo” em desconfiar das pesquisas, que sempre o colocaram muito atrás de Lula. Muitas empresas que fazem o trabalho de intenção de voto chegavam a dar vitória para o petista no primeiro turno.

“Durante meses, pesquisadores e analistas disseram que o presidente Jair Bolsonaro estava condenado. Ele estava atrás por uma margem ampla e inabalável na disputa presidencial de alto risco do Brasil”, diz o artigo do jornal.

Ainda na publicação, o jornal destacou que parlamentares aliados de Bolsonaro também mostraram força nos estados e na renovação dos cargos do Congresso Nacional. “Os analistas subestimaram a força de candidatos conservadores em todo o país.”

A diferença entre os números apresentados pelos institutos de pesquisa brasileiros na disputa pela Presidência da República e o resultado real nas urnas foi destaque na imprensa internacional nesta segunda (3).

O jornalista David Unsworth, da Fox News, também ressaltou os erros na matéria Bolsonaro provou que as pesquisas estavam erradas.

Unsworth explicou que alguns institutos de pesquisa projetavam a vitória de Lula no primeiro turno com uma margem de 17% dos votos, ao contrário da diferença de cerca de 5% que se constatou após a apuração das urnas.

“O comitê de Bolsonaro frequentemente reclamava que as pesquisas eram tendenciosas e falhas, e agora parece que eles tinham uma base legítima”, afirma Unsworth.

As informações são do R7

Leia também

Brasil perde para Camarões e encara Coreia nas oitavas

Da Redação – A formação reserva do Brasil até finalizou, mas teve raríssimas chances…