Home Comunidade Nova York relata 1º caso de pólio nos USA em quase uma década
Comunidade - EUA - Mundo - Saúde - 07/21/2022

Nova York relata 1º caso de pólio nos USA em quase uma década

A pólio já foi uma das doenças mais temidas do país, com surtos anuais causando milhares de casos de paralisia

JSNEWS – Autoridades de saúde do estado de  Nova York relataram nesta quinta-feira,21, um caso de pólio, o primeiro nos EUA em quase uma década. As autoridades não deram mais detalhes sobre o caso, apenas informaram que se trata de um morador do Condado de Rockland.

A pólio já foi uma das doenças mais temidas nos Estados Unidos com surtos anuais que causavam milhares de casos de paralisia, muitos delas em crianças.

As vacinas tornaram-se disponíveis a partir de 1955, e a campanha nacional de vacinação reduziu o número anual de casos para menos de 100 na década de 1960 e menos de 10 na década de 1970, segundo o CDC.

Em 1979, a pólio foi declarada eliminada nos EUA, o que significa que não havia mais disseminação rotineira do vírus no país. Raramente, viajantes com poliomielite trouxeram infecções para os EUA, com o último caso desse tipo em 2013.

As crianças americanas ainda são vacinadas rotineiramente contra a poliomielite. As autoridades federais recomendam quatro doses: a serem dadas aos 2 meses de idade; 4 meses; de 6 a 18 meses; e aos 4 a 6 anos. Alguns estados exigem apenas três doses.

De acordo com os dados mais recentes de vacinação infantil do CDC, cerca de 93% das crianças de 2 anos receberam pelo menos três doses de vacina contra pólio.

A poliomielite se espalha principalmente de pessoa para pessoa ou através de água contaminada. Pode infectar a medula espinhal de uma pessoa, causando paralisia e possivelmente incapacidade permanente e morte. A doença afeta principalmente crianças.

A pólio é endêmica no Afeganistão e Paquistão, embora vários países da África, Oriente Médio e Ásia também tenham relatado casos nos últimos anos.

No mês passado, as autoridades de saúde da Grã-Bretanha alertaram os pais para garantir que seus filhos foram vacinados depois que o vírus da poliomielite foi encontrado em amostras de esgoto de Londres. Não foram notificados casos de paralisia.

Leia também

Biden avalia reviver restrições de imigração da era Trump, dizem autoridades dos EUA

REUTERS – O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, dificultará a solicita…