Comunidade EUA Mundo Saúde

Nova York relata 1º caso de pólio nos USA em quase uma década

JSNEWS – Autoridades de saúde do estado de  Nova York relataram nesta quinta-feira,21, um caso de pólio, o primeiro nos EUA em quase uma década. As autoridades não deram mais detalhes sobre o caso, apenas informaram que se trata de um morador do Condado de Rockland.

A pólio já foi uma das doenças mais temidas nos Estados Unidos com surtos anuais que causavam milhares de casos de paralisia, muitos delas em crianças.

As vacinas tornaram-se disponíveis a partir de 1955, e a campanha nacional de vacinação reduziu o número anual de casos para menos de 100 na década de 1960 e menos de 10 na década de 1970, segundo o CDC.

Em 1979, a pólio foi declarada eliminada nos EUA, o que significa que não havia mais disseminação rotineira do vírus no país. Raramente, viajantes com poliomielite trouxeram infecções para os EUA, com o último caso desse tipo em 2013.

As crianças americanas ainda são vacinadas rotineiramente contra a poliomielite. As autoridades federais recomendam quatro doses: a serem dadas aos 2 meses de idade; 4 meses; de 6 a 18 meses; e aos 4 a 6 anos. Alguns estados exigem apenas três doses.

De acordo com os dados mais recentes de vacinação infantil do CDC, cerca de 93% das crianças de 2 anos receberam pelo menos três doses de vacina contra pólio.

A poliomielite se espalha principalmente de pessoa para pessoa ou através de água contaminada. Pode infectar a medula espinhal de uma pessoa, causando paralisia e possivelmente incapacidade permanente e morte. A doença afeta principalmente crianças.

A pólio é endêmica no Afeganistão e Paquistão, embora vários países da África, Oriente Médio e Ásia também tenham relatado casos nos últimos anos.

No mês passado, as autoridades de saúde da Grã-Bretanha alertaram os pais para garantir que seus filhos foram vacinados depois que o vírus da poliomielite foi encontrado em amostras de esgoto de Londres. Não foram notificados casos de paralisia.

Deixe um comentário

WordPress Ads