Home Mundo Nova Zelândia aprova lei que proíbe pessoas nascidas após 2009 de comprar tabaco por toda a vida
Mundo - Novo Normal - Saúde - 12/13/2022

Nova Zelândia aprova lei que proíbe pessoas nascidas após 2009 de comprar tabaco por toda a vida

Medida faz parte de pacote de novas leis antifumo que estão entre as mais rígidas do mundo; multa pode chegar a quase R$ 500 mil

REUTERS – As futuras gerações de neozelandeses serão proibidas de comprar tabaco como parte de um pacote de novas leis antifumo aprovadas pelo Parlamento da Nova Zelândia nesta terça-feira (13) que estão entre as mais rígidas do mundo.

O conjunto de novas leis inclui a proibição da venda de tabaco a qualquer pessoa nascida a partir de 1º de janeiro de 2009, punível com multas de até 150 mil dólares neozelandeses (cerca de R$ 498 mil). A proibição permanecerá em vigor por toda a vida da pessoa. A legislação também reduzirá a quantidade de nicotina permitida em produtos de tabaco fumado e reduzirá em 90% o número de varejistas autorizados a vender o produto.

Os varejistas licenciados para vender tabaco serão reduzidos de 6.000 para 600 até o fim de 2023.

Já ostentando uma das taxas mais baixas de fumantes adultos entre os 38 países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Nova Zelândia está endurecendo ainda mais as leis antifumo como parte de um esforço do governo para tornar o país “livre do fumo” até 2025.

A ACT New Zealand, que detém dez dos 120 assentos no Parlamento, condenou a lei, dizendo que ela mataria pequenas lojas e forçaria as pessoas a entrar no mercado negro.

Leia também

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o manda…