Mundo Novo Normal Saúde

Novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata

Por: Jehozadak Pereira – O Considerado um câncer da terceira idade, o câncer de próstata deve ser diagnosticado e tratado rapidamente para reduzir os riscos de mortalidade.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, quando comparados aos países em desenvolvimento.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, têm os riscos de mortalidade reduzidos.

No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Dados de uma pesquisa divulgada pela American Cancer Society (ACS), em 2021, estima-se que 248.530 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados nos Estados Unidos; sendo que aproximadamente 34.130 homens morreram da doença.

Nos Estados Unidos, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer.

Prevenção e tratamento A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. Tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazena da na bexiga é eliminada. Uma dieta rica em frutas, ver duras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Os médicos que homens a partir dos 45 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

O toque retal é o teste mais uti lizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser apalpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

  • Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico
  • O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens
  • Mais de 97% dos tumores de próstata ocorrem em homens com mais de 50 anos
  • Cerca de 10% dos homens com 70 anos ou mais têm câncer de próstata
  • Muitos homens por constrangimento não fazem o exame de câncer de próstata
  • O câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo; uNa dúvida procure um médico

Deixe um comentário

WordPress Ads