Comunidade EUA Imigração Local Mundo Novo Normal

O sim venceu: eleitores decidem manter a carteira de motorista para imigrantes em Massachussetts

JSNEWS – Com a eleição da democrata Maura Healey para o governo de Massachusetts nesta terça-feira, 8, a questão 4 da cédula eleitoral, que concede a carteira de motoristas para imigrantes indocumentados no estado, passou a ser a prioridade para a comunidade imigrante no estado, e ao atingir a contagem superior a 93% dos votos apurados e com uma margem superior a 7% para o SIM, os eleitores do estado de Massachusetts aprovou a proposição que concede carteira de motorista para imigrantes indocumentados que residem no estado.

A decisão foi confirmada por volta do meio-dia dessa quarta-feir,09, e deve entrar em vigor em vigor em 1º de julho de 2023.

Inicialmente o projeto de lei, H 4805, que permitiria que imigrantes sem status legal obtivessem carteiras de motorista no estado apresentando um documento de identidade valido foi aprovado nas duas câmaras estaduais e vetado pelo governador Charlie Baker, esse veto foi posteriormente derrubado nas duas casas.

Então os republicanos conseguiram a quantidade de assinaturas necessárias para inserir uma consulta plebiscitaria na cédula eleitoral nas eleições de 08 de novembro. O resultado alcançado nessa quarta-feira representa uma aspiração de décadas da comunidade imigrante no estado de Massachusetts.

Vale ressaltar que esse resultado se deve a mobilização das várias organizações de defesa dos diretos dos imigrantes, ativas, advogados e de líderes comunitários que se uniram para orientar o eleitor sobre a importância de votar favorável a lei em especial a ‘Driving Families Forward Coalition’, que reuniu várias dessas organizações em torno da campanha ‘Vote YES On 4 for Safer Roads”.

Deixe um comentário

WordPress Ads