EUA Imigração Mundo Trump

Para 23% dos americanos, imigração é o principal problema do país

COM R7 – Em meio às declarações recentes do presidente Donald Trump — que anunciou uma operação de “deportação em massa” de imigrantes ilegais para breve —, 23% dos americanos disseram acreditar que a imigração é o principal problema de seu país. O dado é de um levantamento divulgado na última semana pelo Gallup Poll, empresa de pesquisa de opinião nos Estados Unidos.

Segundo a Gallup, esta porcentagem é a mais alta registrada para o assunto desde que a empresa começou a catalogar menções de imigração, em 1993. Os Estados Unidos são o país que mais abriga imigrantes no mundo inteiro, com 44,4 milhões de pessoas de quase todas as nacionalidades.

Embora seja grande o número de americanos que encare a imigração como o principal problema dos Estados Unidos, um grupo ainda maior — de 26% da população — cita o próprio governo, ou “lideranças pobres”, como a grande dificuldade de seu país. Tiroteios em escolas (1%) e política externa (1%) são as questões menos mencionadas pelos americanos.

A imigração também foi citada pelos americanos como o problema mais sério do país em outros momentos em que as políticas para os imigrantes estiveram em debate, de acordo com a Gallup. Em julho de 2018, quando o governo foi duramente criticado por separar crianças de pais que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira do México para os Estados Unidos, 22% dos americanos acreditavam que a imigração era o principal problema de seu país.

Já em 2014, quando uma onda de imigrantes da América Central chegou a partir da divisa com o México de forma ilegal, 17% dos americanos acreditavam que a imigração era o principal problema dos Estados Unidos. E em 2006, quando o Senado aprovou um projeto abrangente de reforma da imigração — depois rejeitado pela Câmara dos Representantes —, o índice era de 19%.

Quando perguntados sobre os atuais níveis de imigração no país, 37% dos americanos dizem que os números devem permanecer como estão, segundo o estudo da Gallup. Outros 35% creem que os índices precisam diminuir, enquanto 27% acreditam que devem aumentar. A empresa de pesquisa aponta que, nos últimos anos, tem havido um aumento na parcela de americanos que apoia o crescimento dos índices de imigração nos Estados Unidos.

Embora 23% dos americanos considerem a imigração como o principal problema de seu país, a Gallup aponta que 76% deles veem os imigrantes como algo bom para os Estados Unidos, ao passo que 19% veem como algo ruim. “Notavelmente, dois terços dos americanos que identificam a imigração como o problema mais importante ainda acreditam que [os imigrantes são] uma coisa boa para o país”, destaca o estudo.

Ao menos 57% dos americanos reconhecem, por exemplo, que os imigrantes contribuem de forma positiva para áreas como “comida, música e arte” nos Estados Unidos; 43% admitem que a imigração contribui positivamente para a economia de forma geral, ao passo que 42% pensam que os imigrantes contribuem de maneira negativa para a criminalidade no país.

Deixe um comentário

WordPress Ads