Biden Mundo

Popularidade de Biden volta a cair a duas semanas de eleição legislativa

REUTERS – A duas semanas das eleições legislativas, o índice de aprovação do presidente dos EUA, Joe Biden, se aproximou nesta terça-feira do nível mais baixo de sua presidência apenas duas semanas antes das eleições, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos.

A sondagem, feita nos últimos dois dias em nível nacional, mostrou que 39% dos americanos aprovam o trabalho de Biden. O índice é 1 ponto percentual menor do que o registrado na pesquisa divulgada na semana anterior.

A baixa popularidade de Biden tem aumentado o favoritismo da oposição republicana para conquistar a maioria na Câmara e — em menor medida — no Senado na votação do dia 8.

Caso perca a maioria em qualquer uma das casas, os democratas não conseguirão acordos para aprovar a agenda legislativa de Biden. Ele assumiu a presidência em meio à pandemia de covid-19, em 2021, e teve de enfrentar as consequências econômicas da crise sanitária — aprofundadas neste ano pela guerra na Ucrânia, que causou uma disparada dos preços dos combustíveis.
Em seu pior momento, em maio e junho de 2022, a aprovação de Biden chegou a 36%.

A economia foi apontada por um terço dos entrevistados como o principal problema do país, enquanto 10% consideraram a criminalidade como maior problema americano.
A pesquisa foi feita de forma online, com 1.005 cidadãos — incluindo 447 que se declaram democratas e 369, republicanos.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Deixe um comentário

WordPress Ads