Biden EUA Imigração Mundo

Prefeito de El Paso, Texas, declara estado de emergência devido à chegada maciça de imigrantes pela fronteira mexicana

JSNEWS – O prefeito da cidade texana de El Paso, Oscar Leeser, do partido Democrata, declarou estado de emergência na noite de sábado,17, diante da onda de imigrantes indocumentados que estão vivendo em condições inseguras nas ruas da cidade expostos as baixas temperaturas.

O prefeito disse que essa situação deve piorar muito quando a medida Título 42, uma política restritiva aplicada na fronteira da era Trump que permitiu que indocumentados fossem enviados de volta ao México quando esses cruzassem a fronteira irregularmente. A suspensão dessa medida pode aumentar ainda mais o fluxo de pessoas que cruzam a fronteira mexicana em direção aos Estados Unidos sem a devida autorização. A Título 42 deve ser suspensa nessa quarta-feira, 21.

“Sabemos que o fluxo de cruzadores de fronteira na quarta-feira, e nos dias seguintes, serão incríveis”, disse o prefeito em entrevista coletiva. “Diante de todos esses fatores, sentimos que hoje era o momento certo para declarar estado de emergência”, acrescentou.

No início desta semana, um alto funcionário da Patrulha de Fronteira disse que mais de 2.400 imigrantes cruzaram diariamente para os EUA em El Paso no fim de semana, descrevendo o número como um “enorme aumento nas travessias ilegais” na área.

A declaração do estado de emergência permitirá que a prefeitura solicite recursos adicionais do estado do Texas para construção de abrigos, contratação de funcionários e de outros serviços necessários ao acolhimento adequado desses imigrantes.

O prefeito também disse que funcionários da prefeitura foram enviadas para a região central da cidade para organizar o transporte desses imigrantes até um centro de triagem.

Muitos dos imigrantes que chegam a El Paso tem como destino outras cidades dos Estados Unidos, embora a cidade seja governada por um democrata, El Paso foi a que enviou mais imigrantes para Nova York.

Deixe um comentário

WordPress Ads