Biden Mundo Novo Normal Policial Saúde

Presidente do México promete que vai paralisar o tráfico de fentanil para os USA e Canadá

JSNEWS – Os danos que o fentanil causou à sociedade nos Estados Unidos tornou-se um dos temas centrais na cúpula de líderes norte-americanos no México, principalmente por causa do fluxo desse opioide que passa pelo México com destino aos Estados Unidos e Canadá.

O fentanil é apontado pelas autoridades americanas como o agente causador de quase 109 mil mortes entre fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022, uma morte a cada 5 minutos.

Diante das pressões do governo Biden, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, prometeu aos Estados Unidos e ao Canadá paralisar o tráfico de fentanil através do emprego das Forças Armadas, que ele encarregou de controlar portos e alfândegas e destruir os laboratórios onde essa droga é produzida pelo Carteis mexicanos.

“Estamos trabalhando nisso de forma organizada, estamos controlando todos os portos e alfândegas através de nossas Forças Armadas. Porque o fentanil e outros produtos químicos vêm da Ásia e essas substâncias são processadas em laboratórios clandestinos no México. Estamos impedindo a entrada desses produtos químicos no país e destruindo os laboratórios onde essas substâncias são sintetizadas”, disse López Obrador após a X Cúpula de Líderes Norte-Americanos.

Esta promessa surge dias depois que a agência antidrogas dos USA, a DEA, ter anunciado que as operações durante 2022 resultaram na apreensão de um total de 50,6 milhões de comprimidos de fentanil e mais de 4.500 quilos de pó concentrado desta substância, o suficiente para matar todos os habitantes dos Estados Unidos.

Em uma posição um tanto empática, o presidente do México disse que: “Não é apenas uma questão para os Estados Unidos, é que, se não enfrentarmos esse problema, vamos sofrê-lo”.

Em relação ao fentanil, Biden destacou o trabalho conjunto entre México e Estados Unidos e ressaltou que nos últimos seis meses 7 mil traficantes foram presos e 25 mil quilos dessa substância apreendidos na fronteira.

Deixe um comentário

WordPress Ads