Internacional Mundo

Referendo tem 96% de apoio a anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia, Medvedev alerta: “ameaça nuclear não é um blefe”

Da Redação – Os primeiros resultados parciais da votação em quatro regiões da Ucrânia ocupadas pela Rússia mostraram uma esmagadora maioria de residentes a favor da adesão à Rússia, informou a agência de notícias estatal russa RIA nesta terça-feira (27), sobre os referendos que Kiev e o Ocidente classificam como uma farsa.

A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – que compõem cerca de 15% do território ucraniano.

O processo abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas. Depois disso, ele poderia classificar qualquer tentativa ucraniana de recapturá-las como um ataque à própria Rússia. Ele disse em 21 de setembro que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.

A Ucrânia tem advertido repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.

De acordo com a RIA, as contagens iniciais mostraram apoio à adesão variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.

Ameaça nuclear de Putin ‘não é um blefe’, diz Medvedev
Um aliado-chave do presidente russo Vladimir Putin alertou nessa terça-feira,27, que a recente ameaça de Putin de usar armas nucleares “não é um blefe”.

“Acredito que a OTAN não intervirá diretamente no conflito mesmo nesta situação”, escreveu Medvedev no Telegram. “Afinal, a segurança de Washington, Londres, Bruxelas é muito mais importante para a Aliança do Atlântico Norte do que o destino de uma Ucrânia moribunda que ninguém precisa.”

“O fornecimento de armas modernas é apenas um negócio para os países ocidentais”, acrescentou. “Demagogos no exterior e europeus não vão perecer em um apocalipse nuclear. Portanto, eles engolirão o uso de qualquer arma no conflito atual.”

Putin ameaçou usar as armas nucleares em um discurso ao país na semana passada, no qual também anunciou uma convocação militar parcial, a primeira mobilização da Rússia desde a Segunda Guerra Mundial.

“Isso não é um blefe”, disse Putin na quarta-feira passada. “E aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que a tempestade pode virar e apontar para eles.”

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no domingo que acredita que as ameaças de Putin “podem ser uma realidade”. No entanto, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também alertou no domingo que os EUA “responderão decisivamente” se Putin usar armas nucleares.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads