Home Biden Senadora Elizabeth Warren (Dem-Massachusetts) diz temer que Fed leve economia dos EUA à recessão
Biden - Economia - EUA - Internacional - Mundo - Novo Normal - 08/29/2022

Senadora Elizabeth Warren (Dem-Massachusetts) diz temer que Fed leve economia dos EUA à recessão

Warren disse que a inflação está alta em parte devido aos problemas na cadeia de suprimentos, à pandemia de Covid-19 e à guerra entre Rússia e Ucrânia.

REUTERS – Elizabeth Warren, senadora democrata pelo estado americano de Massachusetts, disse nesse domingo, 28, temer que o Federal Reserve (Fed) leve economia dos  Estados Unidos a recessão e que está muito preocupada que as elevações nas taxas de juros deixem as pessoas sem trabalho.

“Você sabe o que é pior do que preços altos e uma economia forte? São preços altos e milhões de pessoas desempregadas. Estou muito preocupada que o Fed vá levar essa economia à recessão”, disse Warren à CNN norte-americana neste domingo.

O chair do banco central dos EUA, Jerome Powell, alertou na sexta-feira que os norte-americanos estão caminhando em direção a um período de crescimento econômico lento e possivelmente aumento do desemprego, enquanto o Fed eleva as taxas de juros para combater a alta inflação.

Powell disse em discurso na sexta-feira que o Fed aumentará os juros o quanto for necessário e os manterá nesses níveis “por algum tempo” para reduzir a inflação que está mais de três vezes acima da meta de 2% do Fed.“Embora a taxa de juros mais alta, o crescimento mais lento e as condições mais brandas do mercado de trabalho reduzam a inflação, também trarão alguma dor para famílias e empresas. Esses são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas falhar em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior”, disse Powell em seu discurso.

“O que ele chama de ‘alguma dor’ significa tirar as pessoas do trabalho, fechar pequenas empresas porque o custo do dinheiro sobe à medida que as taxas de juros sobem”, disse Warren, cujas visões sobre a economia costumam ter influência entre os democratas progressistas.

Warren disse que a inflação está alta em parte devido aos problemas na cadeia de suprimentos, à pandemia de Covid-19 e à guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Não há nada em aumentar os juros, nada na caixa de ferramentas de Jerome Powell, que lide diretamente com isso e ele admitiu isso em audiências no Congresso”, disse Warren.

Leia também

Senadora Kyrsten Sinema (Dem-AZ) deixará o Partido Democrata para se registrar como independente

JSNEWS – A senadora pelo estado do Arizona, Kyrsten Sinema (Democrata) disse, nessa …