Economia Internacional Mundo

Sentimento econômico da zona do euro cai mais do que o esperado em agosto

REUTERS – O sentimento econômico da zona do euro caiu mais do que o esperado em agosto, mostraram dados nesta terça-feira, devido a uma queda no otimismo da indústria e de serviços apesar do humor melhor entre os consumidores, no varejo e na construção.

O índice mensal do sentimento econômico da Comissão Europeia caiu para 97,6 pontos em agosto de 98,9 em julho, mais do que a queda para 98,0 prevista pelos economistas consultados pela Reuters.

A queda foi a mais pronunciada na indústria, com o índice recuando de 3,4 pontos em julho para 1,2 ponto; e nos serviços, onde caiu de 10,4 em julho para 8,7 pontos.

Enquanto isso, o índice para os consumidores melhorou para -24,9 de -27,0 em julho, e foi de -7,1 para -6,3 no comércio varejista.

As expectativas de inflação no setor manufatureiro também caíram para 43,7, de 45,3 em julho, continuando uma tendência de queda constante desde que atingiu o pico de 59,3 em abril.

Os consumidores também vêem menos pressões inflacionárias nos próximos 12 meses, com o índice caindo de 42,7 em julho para 36,8 em agosto, bem abaixo do recorde histórico de 62,8 em março.

Deixe um comentário

WordPress Ads