Local Mundo

Todos os voos nos EUA são cancelados após falha de sistema

Da Redação – A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

A totalidade de voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos americanos estão em solo por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA – FAA, pelo menos até as 09h desta manhã no horário da costa leste (11h no horário de Brasília).

A Casa Branca afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por um ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso e afirmou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos EUA poderão pousar com segurança.

A FAA disse que um dos seus sistemas, o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos, ‘havia caído’.

“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, disse a administradora, em nota. Apenas voos militares e de resgate médico estão autorizados a decolar.

Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, e sites de notícia dos EUA falam em cancelamento de todos os voos em solo norte-americano.

O site FlightAware, que monitora voos pelo mundo, mostrava 103 voos com partida ou destino nos EUA cancelados até a última atualização desta notícia, desde 05h30 no horário da costa leste do país.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads