Comunidade Local

Biden aprova declaração de desastre para Massachusetts meses após graves inundações em Leominster

Da Redação – O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre que ajudará duas comunidades de Massachusetts afetadas pela tempestade do ano passado que causou graves inundações repentinas – revertendo a decisão da Federal Emergency Management Agency em fevereiro.

A tempestade afetou os residentes dos condados de Bristol e Worcester de 11 a 13 de setembro de 2023. As fortes inundações repentinas prenderam as pessoas em seus carros, deixaram as estradas empenadas e até mesmo destruíram trilhos de trem.

A cidade de Leominster foi particularmente atingida.

O prefeito Dean Mazzarella disse que a cidade está muito animada com a decisão de Biden porque os residentes e as empresas ainda estão se recuperando do desastre.

“Essa é uma notícia muito boa”, disse Mazzarella em uma coletiva de imprensa na quinta-feira. “Como vocês sabem, o pedido nos foi negado e o gabinete do governador… entrou com um recurso. Não consigo encontrar muitas vezes em que um recurso foi revertido, então isso é emocionante por si só.”

Até o momento, ele disse que cerca de 1.400 pedidos de indenização foram registrados na FEMA.

“Cada um deles será analisado individualmente e haverá uma comunicação direta da FEMA com essas empresas e residentes”, disse Mazzarella.

Mazzarella disse que, do lado da cidade, a tempestade causou danos no valor de US$ 30 milhões.

“Na verdade, contratamos engenheiros. Não queríamos apenas juntar números aproximados para enviar à FEMA”, disse ele. “Na verdade, contratamos várias empresas de engenharia diferentes para nos dar custos reais e precisos – estimativas de quanto alguns desses projetos custariam para serem reconstruídos na cidade.”

Ele disse que a cidade se reunirá com a Massachusetts Emergency Management Agency para “analisar o que vem a seguir”.

Em março, a governadora Maura Healey recorreu da negação da FEMA de seu pedido de declaração de desastre grave para a Commonwealth após as chuvas históricas de setembro.

“Nossas comunidades passaram por muita coisa e continuam a sofrer os impactos dessas tempestades”, disse Healey na quinta-feira em um comunicado. “Agradeço ao presidente Biden e à Agência Federal de Gerenciamento de Emergências por reconhecerem o escopo dos impactos que esse evento climático extremo teve em muitas de nossas cidades e vilas em Massachusetts.”

A assistência federal inclui subsídios para moradia temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar os residentes e as empresas a se recuperarem dos efeitos das enchentes, disse Biden.

Os residentes desses dois condados podem começar a solicitar assistência em disasterassistance.gov ou ligando para 800-621-FEMA (3362).

*Fonte e foto: NBC Boston via Nossa Rádio

Deixe um comentário

WordPress Ads