Biden Mundo

Biden diz que Putin pode usar armas químicas na Ucrânia e fazer ataque cibernético contra os EUA

Da Redação – As acusações da Rússia de que os ucranianos têm armas químicas e biológicas são falsas e são uma evidência de que o presidente russo, Vladimir Putin, está considerando usá-las em sua guerra contra a Ucrânia, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta segunda-feira (21), sem citar evidências.

Putin está “contra a parede e agora ele está falando sobre novas bandeiras falsas que ele está levantando, inclusive, afirmando que nós nos EUA temos armas biológicas e químicas na Europa; [isso] simplesmente não é verdade”, disse Biden em um evento com líderes empresariais dos EUA. Eles também estão sugerindo que a Ucrânia tem armas químicas e biológicas na Ucrânia. Isso é um sinal claro de que ele está considerando usar ambas.”

Ameaça cibernética
Biden também disse que os serviços de Inteligência indicam uma crescente ameaça cibernética russa e pediu às empresas americanas que prepararem defesas imediatamente.

“Se ainda não o fizeram, peço a nossos parceiros do setor privado a fortalecerem suas defesas cibernéticas de imediato”, disse Biden em um comunicado.

Ele citou informação de Inteligência em desenvolvimento, segundo a qual o governo russo está explorando opções para possíveis ataques cibernéticos, inclusive em resposta às sanções ocidentais impostas a Moscou por sua ofensiva na Ucrânia. “É parte do manual da Rússia”, disse.

Biden afirmou que o governo dos Estados Unidos continuará utilizando ferramentas para dissuadir, interromper e, se for necessário, responder aos ataques cibernéticos contra a infraestrutura crítica.

Ele disse que a maioria da infraestrutura crítica no país é operada por entidades privadas e que não se se pode obrigá-las a tomar medidas específicas de segurança cibernética. “Os proprietários e operadores devem acelerar os esforços para fechar suas portas digitais”, disse.

Rússia tem capacidade para fazer ataque sofisticado
Mais tarde, Biden disse em uma reunião de líderes empresariais americanos que a Rússia tem “uma capacidade cibernética muito sofisticada” e que é provável que o presidente Vladimir Putin lance mão de ataques dessa natureza.

Referindo-se a uma cúpula no ano passado em Genebra, onde advertiu Putin contra os ataques cibernéticos à infraestrutura crítica dos Estados Unidos, Biden disse que teve “uma longa conversa sobre qual seria a consequência se os usasse”.

Segundo Biden, o ponto é que ele tem a capacidade para fazer esses ataques, mas ainda não fez isso.

As autoridades americanas disseram que tudo, das rotas de abastecimento de combustível até o fornecimento de água, está em risco de ataques cibernéticos e identificaram hackers russos como uma das principais ameaças.

Não há certezas
A assessora adjunta de Segurança Nacional para Tecnologia Cibernética e Emergente, Anne Neuberger, disse aos jornalistas que, apesar da advertência de Biden, “não há certeza de que haja um incidente cibernético na infraestrutura crítica”.

Detectou-se “atividade preparatória”, mas não há sinais de um ataque “específico“.
Apesar dos esforços do governo para reforçar a coordenação e a assistência na esfera da segurança cibernética, “há muito mais que deveríamos fazer para confiar em que fechamos nossas portas digitais”, admitiu.

Em algumas áreas, as brechas são “profundamente preocupantes”, disse.

Neuberger reiterou as advertências anteriores da Casa Branca de que se a Rússia atacar a infraestrutura crítica, os Estados Unidos “estarão preparados para responder”.

Deixe um comentário

WordPress Ads