JSNEWS – Uma câmera de vigilância do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) registrou o momento em que um menino de 4 anos foi jogado por cima do muro que separa o México dos Estados Unido.
As imagens, divulgadas nessa terça-feira,23, pelas autoridades americanas foram registradas em uma localidade na cidade de San Diego, Califórnia, que faz fronteira com Tijuana, no México, o vídeo também mostra que a criança fica esperando que mais pessoas passem pelo muro.
O chefe da Patrulha de Fronteira dos EUA, Raul Ortiz, relatou mais tarde pelo Twitter que a criança recebeu entendimento de uma equipe de primeiros socorros e que está em perfeita saúde. Ele também disse que os agentes que se deslocaram para a área relataram terem escutados “disparos de arma de fogo”.
A 4-year-old was dropped from the border barrier by an unknown subject in San Diego, Monday. Responding Agents and EMS providing first aid to the child also reported gunshots near their position while tending to the child. Remarkably, the child is ok! Do not trust smugglers! pic.twitter.com/MlOp2qka72
— Chief Raul Ortiz (@USBPChief) May 22, 2023
Passados mais de 10 dias após a suspenção da medida Título 42, a cidade fronteiriça de Tijuana é um dos locais que continua a receber e a abrigar um número crescente de migrantes de diversas nacionalidades com a intenção de cruzar a fronteira em direção aos Estados Unidos.
Ativistas e organizações religiosas relataram um aumento no número de deslocados que hospedam de “até 500%”.