EUA Imigração

CBP diz que não oferece ajuda financeira ou transporte gratuito para indocumentados

JSNEWS – A U.S. Customs and Border Protection (CBP) usou as redes sociais no início dessa semana para desmentir alguns boatos propagados por traficantes humanos, que atuam na fronteira mexicana, de que o CBP oferece transporte gratuito aos imigrantes que chegam na fronteira dos Estados Unidos até o destino final, já no interior do país, e uma quantia em dinheiro para estes imigrantes. O alerta visa combater algumas desinformações que são propagadas pelos traficantes que atuam na fronteira (Coyotes).

“As alegações de que os imigrantes terão transporte gratuitos para seu destino final dentro dos Estados Unidos são falsas”, disse o CBP em um tuíte. “O governo dos EUA também não fornece ajuda financeira para não cidadãos.”
Este aviso é semelhante aos anteriores divulgados pelo governo dos EUA.

A alegação de que os EUA não estão fornecendo diretamente assistência financeira e/ou transporte gratuito aos imigrantes é tecnicamente verdadeira.

Os imigrantes adultos que são encontrados pela CBP são processados e liberados nos EUA e não recebem dinheiro ou transporte diretamente do governo americano, a exceção são as crianças desacompanhadas (UAC), que muitas vezes são entregues a um parente que já está nos EUA.

Entretanto o aviso da CBP deixou de fora a estreita cooperação entre o governo dos EUA e organizações não governamentais (ONGs).
Os imigrantes são frequentemente liberados diretamente para as ONGs que ajudam esses imigrantes a chegarem ao seu destino no interior dos Estados Unidos, estas Organizações recebem financiamento do governo federal.

Esse financiamento vem por meio do Programa de Alimentos e Abrigo de Emergência da FEMA, que “fornece apoio a ONGs por seu trabalho e providencia comida, abrigo e serviços diversos a indivíduos e famílias encontrados pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA que entraram pela Fronteira Sul enquanto aguardam seus procedimentos judiciais de imigração”.

No início de maio deste ano, o DHS anunciou US$ 332,5 milhões em financiamento por meio do programa, além de outros US$ 71 milhões que foram liberados em dezembro do ano passado “para ajudar as comunidades que recebem não cidadãos libertados da custódia enquanto aguardam o resultado de seus procedimentos migratórios”. Esse dinheiro inclui o pagamento de programas desenvolvidos por governos locais, bem como as ONGs.

Um relatório do Government Accountability Office de abril deste ano analisou a questão das ONGs e descobriu que as organizações sem fins lucrativos fornecem diversos serviços, incluindo alimentos, roupas, testes de COVID-19, transporte para aeroportos ou estações de ônibus e assistência com a reserva de viagens para outros locais nos EUA.
“Os serviços de transporte incluem pagamentos feitos para providenciar transportar aos não cidadãos. Essa categoria inclui transporte local, como para um aeroporto próximo e transporte de longa distância para outras cidades ou estado dentro dos EUA”, disse o relatório. No entanto algumas dessas ONGs sem fins lucrativos citadas no relatório “afirmaram que, na maioria dos casos, os não cidadãos pagam por sua própria viagem até o destino final no interior dos EUA”.
Além disso, alguns estados como Texas e Arizona têm patrocinado o transporte gratuito para os imigrantes que desejam viajar para as “cidades-santuário”, como Nova York, Washington D.C., Denver e Chicago.

O aviso do CBP ocorre no momento em que o DHS tenta dissuadir a propagação de algumas informações incorretas que os traficantes humanos utilizam para atrair potenciais imigrantes a utilizarem seus serviços incentivando-os a fazer uma perigosa jornada para, muitas vezes, serem explorados por esses mesmos traficantes depois de chegarem aos Estados Unidos.

Deixe um comentário

WordPress Ads