Home Celebridades Crônicas do dia a adia – Adeus ano velho…!!!
Celebridades - Cultura - Local - 12/30/2022

Crônicas do dia a adia – Adeus ano velho…!!!

Edel Holz – Na Rua Barão de Passos, tinha a casa da Lidiane e da Vovó Censa. Lá, dia e noite rolavam música, teatro, conversa fiada, brincadeiras, doces, balas e deliciosas comidas. O alpendre, tinha um banco de madeira e a gente subia no banco pra sentar-se no murinho que era alto à beça e nossas mães mor riam de medo de cairmos de lá.

Na antessala, ouvíamos música e cantávamos, como se estivéssemos num programa de calouros. Na mesa da sala de Jantar, tinha o kibe cru da Nei de do Jacaré, o arroz com macarrãozinho da Censa , que fazia um doce de cidra dos deuses, com bastante cravo.

No Natal, era de praxe a árvore de crochê que vovó mesma fazia e mamãe achava baranga demais da conta. No último dia do ano, vovó caprichava na ceia, com direito a semente de uvas enroladas num guardanapo e guardadas na carteira para atrair prosperidade.
Todos tinham que subir na escada e dar uma mordida na maçã que pendurada num barbante bem no alto, rodava pra lá e pra cá enquanto tentávamos mordê-la.

Depois da meia-noite, já fartos de tanta comida boa, Ana Luísa, Lidiane, Luciana e eu, descíamos e subíamos abraçadas a rua diversas vezes cantando: “- Adeus ano velho, Feliz ano novo… Que tudo se realize no ano que vai nascer… muito dinheiro no bolso E saúde pra dar e vender!”

Dormíamos o sono dos justos e no outro dia, entrávamos no novo ano com o pé direito, pra dar sorte.
E era “bão” demais! Bora preparar simpatias: um bom banho de sal grosso, louro e Arruda, calcinha amarela pro dinheiro, rosa pro amor e lilás pra saúde que 2023 está chegando e sinto no ar cheirinho de amor, paz, realizações e todo mundo muito saudável para aproveitarmos a vida.


SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas-vindas à poderosa e de mente efervescente Edel.

Leia também

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o manda…