Biden Brasil Celebridades Cultura

Por que os presidentes dos EUA perdoam perus?

Da Redação – Todos os anos, na quarta quinta-feira de novembro, os Estados Unidos comemoram o famoso “Dia de Ação de Graças”, em que eles comem perus e expressam sua gratidão em relação àquilo que possuem em suas vidas. Este ano a data caiu no dia 24 de novembro.

O feriado nacional é retratado com frequência em seriados televisivos e filmes norte-americanos, de forma que os brasileiros muitas vezes têm contato com o conceito da data comemorativa mesmo que, no nosso país, ela não costume ser celebrada.

Um outro detalhe comum da refeição do Dia da Ação de Graças é um farto banquete que tem, como prato principal, um peru. A tradição remonta ao período em que o território ainda era uma colônia britânica, e os colonos organizavam grandes refeições após os fins das colheitas para agradecer pela safra que tiveram.

Mas se as aves costumam ir para o prato dos norte-americanos nesta data, então por que é justamente nela que os presidentes estadunidenses têm o hábito de conceder um perdão oficial a um peru?

De acordo com informações repercutidas por um artigo de 2016 do El País, o exemplar que recebe a misericórdia do chefe de Estado da nação é poupado de ser devorado. E não apenas durante a celebração, mas pelo resto da vida da ave, que tem a honrada oportunidade de morrer de velhice.

Perdão presidencial
Embora o Dia de Ações de Graça seja comemorado no território norte-americano há séculos, o detalhe do indulto ao peru é uma adição muito mais recente, que foi iniciada na década de 80 pelo presidente Ronald Reagan, conforme documentado pelo site oficial da Casa Branca.

Antes disso tudo, embora a família presidencial fosse presenteada com perus de forma recorrente quando chegava a quarta semana de novembro, a maioria dessas aves era simplesmente incluída no cardápio.

Os sucessores de Bush deram continuidade ao divertido costume, que tem grande popularidade entre os estadunidenses.

Barack Obama, em particular, decidiu aumentar o perdão durante seus oito anos morando na Casa Branca, perdoando 2 perus em vez de um só. A escolha veio em resposta a um pedido de suas filhas, Sasha e Malia.

Graças à sua mudança, Obama foi inclusive capaz de estabelecer um engraçado recorde: ele foi o presidente norte-americano que absolveu mais aves no decorrer de seus mandatos.

Por fim, vale mencionar também que os indivíduos que receberam o privilégio de nunca precisarem terminar no estômago dos estadunidenses chegam a ser enviadas a fazendas ou santuários especiais para perus perdoados.

Também de acordo com o El País, um dos destinos mais comuns é um rancho localizado na Disneylândia, porém também existe um bem famoso que fica em Mount Vernon, na primeira residência presidencial que existiu, habitada por George Washington.

Deixe um comentário

WordPress Ads