Celebridades Comunidade Cultura

Quase 20 anos de teatro brasileiro em português nos Estados Unidos

Por Edel Holz –  Edel Holz e o Teatro Brasileiro de Boston nunca deixaram de existir por causa de ausência de verba de instituições para incentivo à cultura.

Sempre tive o apoio de empresas brasileiras que estiveram comigo nesta empreitada; jornal dos Sports, Galera Top, Edson Jan, Eduardo de Oliveira, DK Cleaning, Protax house, Vivo Printing, MG Hightech, Sena Motors, Mineirão Market, Skybraz, Interpreters Associates, Aquino’s Constructions, CNN Legal Services, e muitas outras maravilhosas empresas que investiram em nós durante todos esses anos, sem contar os inúmeros apoios que obtivemos.

Durante duas décadas, apresentamos mais de 50 espetáculos em português e mais de 100.000 pessoas assistiram e muitos foram à primeira vez ao teatro, para nossa alegria. Sentimos que nosso trabalho está no caminho certo quando alguém comenta que a música de Fernando Holz lhe causou arrepio por tanta emoção, ou que o Hino Nacional cantado pelas crianças do elenco que conduziram a plateia numa catalise, emocionaram uma multidão, ou ainda que o texto único, original e rimado mexeu com a imaginação de tanta gente… 20 anos de teatro Brasileiro não significa um dia apenas.
Foi um trabalho formiguinha, educando pessoas para irem ao teatro. Dinheiro investido.
Muito dinheiroooo… Quando não dava o que ganhávamos, Andreza e eu pusemos do bolso e nunca ganhamos de volta.

Porque temos prazer em ver o sorriso brotar nos rostos do público.

Pois o Consulado Brasileiro de Boston, abriu um edital que contemplaria projetos que homenageasse o bi-centenário da Independência do Brasil. Em nenhum momento li que o projeto de veria ser em inglês.

E eu, Caxias como sou, enviei dois projetos: um, sobre a Inconfidência mineira, usando o Romanceiro da Inconfidência da Cecilia Meirelles como pano de fundo e Independência ou Morte, retratando de maneira divertida e musical, a saga da família Imperial da chegada à Independência do Brasil.

Pois quando me disseram o resultado do concurso, caí dura: nenhum projeto respeitou o tema “Independência do Brasil” e nem colocaram clausula alguma dizendo que os projetos deveriam ser em em inglês, Ora, pra quê, se os americanos ficam impressionados com a quantidade de brasileiros que frequentam nossas peças… Temos 250.000 brasileiros somente no estado de Massachusetts. Desta maneira, o Consulado nega a língua pátria e faz descaso com tudo o que construímos até aqui. Minha indignação ė com a falta de critério.

Agradecida às pessoas que tiveram coragem de se posicionar. Nosso curso de teatro esta lotado! Que maravilha! Vou continuar lutando pelo Teatro Brasileiro de Boston em Português.
Os 250.000 imigrantes brasileiros residentes em Massachusetts merecem e nós merecemos atuar em um espetáculo em nossa língua original.

SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.

Deixe um comentário

WordPress Ads