EUA Imigração

Centenas de imigrantes se aglomeram na fronteira EUA-México antes do fim de regra da pandemia

REUTERS – Longas filas de imigrantes se acumulavam na cidade fronteiriça de Tijuana, perto do extenso muro que separa o México dos Estados Unidos, durante os últimos dias de uma política de três anos contra a Covid-19 que impedia as pessoas que atravessavam de pedir asilo.

A política, conhecida como Título 42, vai expirar à meia-noite de 11 de maio, provocando uma corrida de imigrantes para a fronteira, agora amontoados sob plástico preto ou tendas improvisadas esperando para cruzar para os EUA.

“Nada como isso foi visto antes”, disse Enrique Lucero, diretor de assuntos migratórios de Tijuana.

Ativistas dizem que filas de imigrantes começaram a chegar esta semana à cidade de Tijuana, que faz fronteira com San Diego, na Califórnia, na esperança de se antecipar a uma possível corrida nos pedidos de asilo após 11 de maio.

Alguns tentaram atravessar ilegalmente em vez de esperar, acrescentam.

Os Estados Unidos insistem que o fim do Título 42 não significa que as fronteiras serão abertas.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse na segunda-feira que fará uma videochamada com o presidente norte-americano, Joe Biden, nesta terça-feira, com a imigração entre os principais tópicos a serem discutidos.

O governo Biden e o governo do Estado do Texas estão enviando reforços à fronteira para se preparar para um possível aumento da imigração ilegal.

Deixe um comentário

WordPress Ads